
Paramentadas com máscaras de pano sobre o rosto, as principais esculturas de São Francisco de Paula alertam população e turistas sobre a necessidade de proteger a si e a comunidade do coronavírus. O município de 21 mil habitantes, encarapitado na serra gaúcha, não tem nenhum caso confirmado da doença.
Conforme o levantamento mais recente da prefeitura, seis pessoas são monitoradas e nove tiveram resultado negativo para a covid-19. Outros 66 casos foram descartados por critérios clínicos. Para seguir nessa toada, o artista plástico Edmilson Duarte teve a ideia de usar a arte para sensibilizar quem passa pelas obras a continuar se cuidando:
— Com fluxo de turistas intenso, pensei em usar nossos pontos turísticos como sinais de alerta para aqueles que diariamente fotografam e visitam os monumentos — conta.

A ideia, apresentada ao padre e ao prefeito, foi aceita e colocada em prática no domingo (19). Assim, a imagem de São Francisco de Paula, santo que dá nome ao município e abençoa a cidade do alto do morro da Igreja Matriz, ganhou um pedaço de pano branco que recobre boca e nariz. Além da representação católica de seis metros de altura, também estão de cara nova as esculturas em homenagem ao Negrinho do Pastoreio, aos Tropeiros e aos Carreteiros, todas na Avenida Júlio de Castilhos.
A ação em São Chico ocorre justamente no período em que a prefeitura distribui 20 mil máscaras para a população. Na sexta-feira (17), o prefeito Marcos Aguzzolli publicou decreto recomendando uso do adereço por quem circula fora do ambiente doméstico.
A normativa também autorizou abertura de comércio, hotéis e serviços desde que obedecidas algumas regras, como número limite de clientes em circulação e fornecimento de equipamentos de proteção individual e álcool em gel aos funcionários. Restaurantes podem atender se posicionar as mesas distantes e desde que não permitam contato dos clientes com os buffets.
