A expectativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é de que, em poucos dias, testes rápidos para coronavírus cheguem aos laboratórios do país, disse Leandro Pereira, gerente-geral de Produtos para Saúde do órgão ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha, desta segunda-feira (23). Na sexta (20), a agência aprovou os primeiros oito testes rápidos para o diagnóstico da covid-19. Os novos produtos são voltados para uso profissional e permitem a leitura dos resultados, em média, em 15 minutos.
— Mais três testes foram aprovados hoje (segunda). A nossa expectativa é de que, em poucos dias, eles já sejam distribuídos no mercado (laboratórios). Para que chegue à população, precisa chegar aos laboratórios — explicou Pereira.
O gerente-geral também comentou sobre a polêmica envolvendo a hidroxicloroquina e cloroquina. Os medicamentos, empregados no tratamento de pacientes com lúpus ou malária, vêm sendo utilizados em algumas pesquisas sobre o coronavírus. Ainda no sábado (21), devido a uma procura desenfreada da população, a Anvisa restringiu a venda.
— Está tendo uma série de testes no mundo que têm demonstrado um escopo inicial da possibilidade de tratamento da doença. Mas esses dados são iniciais. Ainda não ha condição de afirmar que esses produtos são efetivos — ponderou.