A Secretaria Estadual de Saúde confirmou, na manhã desta segunda-feira (30), que Luiz Alberto Anschau, 60 anos, um dos donos da Sucos Petry, foi o terceiro óbito por coronavírus no Rio Grande do Sul. O prefeito de Ivoti ressaltou que a morte do empresário deixou a comunidade ainda mais preocupada com a covid-19. Em entrevista ao Gaúcha Mais, Martin Cesar Kalkmann, manifestou preocupação com a estrutura disponível no Estado para atender os casos.
- O meu maior receio é essa entrada do inverno. Quanto mais tardar a entrada do inverno, melhor – observou Kalkmann.
O prefeito esclareceu que o município não possui unidades de tratamento intensivo (UTIs) e que os casos são regulados pelo Estado. Luiz Alberto Anschau, por exemplo, foi atendido no Hospital da Unimed, em Novo Hamburgo.
- A comunidade fica cada fez mais apavorada com tudo o que está acontecendo – explicou o prefeito, ao comentar que a segunda-feira se tornou um dia triste para a comunidade de Ivoti.
Segundo Kalkmann, além do empresário, há dois casos confirmados na cidade. Trata-se de um dos casais que viajou com Anschau e a esposa do empresário para os Emirados Árabes:
- O casal está bem em casa e não precisou de hospitalização.
Perguntado se a morte registrada na cidade por coronavírus alteraria a flexibilização do funcionamento de alguns serviços a partir do dia 3, o prefeito ressaltou a Prefeitura tem seguido os decretos do governador Eduardo Leite:
- Se o governador mudar algo no decreto, nós mudamos também.
Kalkmann disse, ainda, que nem todos os moradores de Ivoti entendem a necessidade do isolamento social como forma de prevenção à disseminação do coronavírus.
- Alguns entendem perfeitamente. Outras, com mais idade, não acreditam muito na doença – conclui o prefeito.