Uma cachoeira com 1.800 metros de extensão longitudinal é revelada em épocas de pouca chuva. As belezas do Salto do Yucumã, em Derrubadas, no noroeste do Estado, podem ser apreciadas com o baixo nível do rio Uruguai que divide os territórios brasileiro e argentino. As quedas de até 15 metros de altura atraem turistas de diferentes pontos do país ao Parque Estadual do Turvo.
- Adorei conhecer o Salto do Yucuma, pois é muito linda a paisagem. É gratificante ver que em meio a tantos desastres na natureza ainda há lugares assim, perfeitos. Pretendo voltar, pois é um lugar lindo para relaxar e passar um tempo com a família - afirma a auxiliar administrativo Aline Jarczewski, 22 anos, de Santa Rosa.
Da entrada do Parque até o Salto são 15 km entre a mata nativa, que abriga mais de 700 espécies de plantas, em torno de 290 espécies de aves, mais de 30 espécies de mamíferos de médio e grande porte, dentre os quais espécies ameaçadas de extinção, como a anta e a onça-pintada.
- Ir ao Salto do Yucumã, mesmo que não seja pela primeira vez é sempre lindo, pois o local nos apresenta uma beleza curiosa. Posso dizer assim, pelo fato de querer entender a formação natural de um lugar, de espaços, de objetos -comenta a coordenadora de Marketing Daniele Motta, 26 anos.
Além de apreciar as belas quedas, os turistas têm a oportunidade de banhar-se nas águas do Rio Uruguai e fazer a travessia a pé em alguns pontos, em função do baixo nível do rio.
No leito rochoso do rio Uruguai há pontos que o nível de água é de apenas alguns centímetros. Próximo ao Salto, no entanto, o rio é revoltoso com profundidade de 90 a 120 metros e forte correnteza, o que impede o acesso ao banho.
Nos pontos de água rasa e tranquila, muitos banhistas arriscam o passeio a pé no leito
do rio para apreciar o local. Pedras de diferentes formatos e pequenos peixes podem ser vistos facilmente na água límpida.
A visitação no Parque Estadual do Turvo está restrita ao Salto do Yucumã, sendo que não existem trilhas em meio à mata abertas à visitação.
Como não há lanchonetes em funcionamento no interior do Parque, cada visitante deve levar seu próprio lanche. Neste sentido, há uma estrutura com cerca de dez churrasqueiras.
- Se tratando de um dos principais pontos turísticos de nossa região, a estrutura é ainda pouco privilegiada. É preciso melhor estrutura de banheiros, espaço histórico no local de permanência dos visitantes, placas informativas de cada espaço visitado - sugere Motta.
Noroeste do Estado
Com baixo nível do rio Uruguai, belezas do Salto do Yucumã são reveladas
Cachoeira com 1.800 metros de extensão apareceu no rio Uruguai, que divide os territórios brasileiro e argentino
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: