O ponto de encontro mais tradicional de vários carnavais em Imbé será interditado ao trânsito a partir das 21h desta sexta-feira (12). A decisão da prefeitura sobre a Barra de Imbé, após reunião com órgãos de segurança para evitar aglomerações, consta em decreto municipal já publicado.
Além dessa região, que concentra vários restaurantes e bares, a Avenida Beira-Mar também será interditada para veículos. As pessoas poderão ficar nesses locais, mas a fiscalização estará reforçada para evitar aglomerações.
Pelo decreto, todos os estabelecimentos comerciais do município terão de ficar fechados entre 3h e 6h entre os dias 13 e 17, com exceção de postos de combustíveis, farmácias e empresas de segurança privada. Também fica proibida, entre 1h e 8h, a utilização de som mecânico ou música ao vivo em ambientes internos dos estabelecimentos comerciais e de serviços do município. No horário em que é permitido, o som deverá ser ambiente.
Outra medida é a proibição da utilização de som mecânico ou música ao vivo em ambientes externos dos estabelecimentos comerciais e de serviços entre 19h desta sexta-feira (12) e 8h do dia 17.
Fica proibida ainda a utilização, em veículos de qualquer espécie, de equipamento que produza som pelo lado externo, “independentemente do volume ou frequência, que perturbe o sossego público, nas vias terrestres abertas à circulação, bem como som portátil em todo território do município de Imbé entre as 19 horas do dia 12 até oito horas do dia 17".
Como será em outros municípios do Litoral
Em Capão da Canoa, prefeitura de órgãos de segurança estarão com fiscalização reforçada na região do Largo do Baronda, na beira da praia, e na área central, junto a restaurantes. Não há decreto específico, fica valendo as regras do distanciamento controlado do governo do Estado.
Em Torres, a fiscalização, por meio da Guarda Municipal, estará reforçada na orla e nas praças.
Em Xangri-Lá, o foco de policiais e servidores da prefeitura para evitar aglomerações será a Avenida Central, em Atlântida, onde há concentração grande de bares e restaurantes. Os estabelecimentos estão autorizados a funcionar até as 3h, mas sem formato de balada.
Em Tramandaí, servidores da prefeitura estarão com ações de conscientização sobre o coronavírus durante o Carnaval em uma tenda montada na Avenida Beira-Mar. A região não será isolada, mas haverá orientação para evitar aglomerações.
Sem carnaval de clubes
Clubes que tradicionalmente organizam carnaval no Litoral Norte, como a Sociedade Amigos do Balneário de Atlântida (Saba), Sociedade Amigos de Capão da Canoa (Sacc) e Sociedade Amigos de Tramandaí (Sat), não terão eventos.