Correção: o Parque Eólico de Osório estará aberto de quarta a segunda-feira, das 11h40min às 20h até 15 de março. E, a partir de 16 de março, das 9h40min às 18h. E não como informado neste site das 19h31min de terça-feira às 13h de quarta-feira. O texto já foi corrigido.
Quem se encanta com os imensos aerogeradores do Parque Eólico de Osório que contornam parte do caminho para o Litoral Norte pode matar um pouco da curiosidade sobre o local a partir desta semana. Até 15 de março, serão realizadas visitas gratuitas abertas ao público, a cada 30 minutos, em um centro de eventos construído na entrada do parque.
As visitas ao parque eólico podem ser feitas de quarta a segunda-feira, das 11h40min às 20h (a última entrada é às 19h). A partir de 16 de março, o espaço receberá visitas das 9h40min às 18h.
Uma das primeiras ocorreu na tarde desta terça-feira, quando um grupo de idosos do Centro de Convivência de Osório passou pelo local. Eles foram recebidos em uma sala com projetores, onde são passadas informações sobre o funcionamento do parque eólico, que abastece o Litoral Norte durante o verão e parte da Região Metropolitana fora da temporada. Após as explicações, os visitantes podem subir até um mirante localizado junto ao centro de eventos – apenas visitas técnicas percorrem as dependências do parque.
Leia também:
No Litoral, opções para quem aprecia cachaça vão de museu a sorvete
Suco infinito, sustos e piadas: as peculiaridades da Fruteira do Pelé
Nascida em Osório, Carmelita Pires da Silva, 71 anos, era uma das mais empolgadas com o passeio. Encantou-se em ver um pouco mais de perto os geradores que chamavam sua atenção à distância.
– Achei bem bonito. Nunca tinha visto de perto, só passava pela estrada, olhando. Imaginava que (o aerogerador) era mais fino, mas tem bastante largura – comentou.
As estruturas que produzem energia a partir o vento litorâneo – o famoso Nordestão é um dos principais contribuintes – fazem qualquer um sentir-se um inseto. Metade dos 148 aerogeradores de Osório passam dos 100 metros de altura (a outra parte mede 98 metros). O diâmetro da ponta de uma pá até a outra varia entre 70 e 92 metros.
A energia captada pelo equipamento vai para um subestação da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), mas sua distribuição é controlada pelo governo federal – somente no ano passado, os aerogeradores produziram energia suficiente para abastecer uma população maior do que a de Porto Alegre: 1,75 milhão de pessoas.
O início da visitação no local marca, ainda, a comemoração dos 10 anos de atividades do parque eólico no município do Litoral Norte. Para o representante de uma das empresas envolvidas no projeto, é uma forma de agradecer à comunidade pela receptividade.
– (A visitação) Era uma demanda antiga. A comunidade, desde o princípio, foi muito interessada. Pouco a pouco, nos indicou esse lugar como ponto turístico – disse Felipe Ostermayer, gerente da Enefrín do Brasil.
A administração do local solicita que o passeio seja agendado pelo site www.complexoeolicodeosorio.com.br, na seção "Visite" e na opção "Centro de Visitação e Difusão da Informação".