Duzentas e cinquenta mulheres gaúchas se formam nesta quinta-feira (12) em cursos de elétrica, hidráulica e pintura predial, promovidos pelo Instituto Mulher em Construção. A capacitação que ocorreu por meio do Projeto Regenera RS, criado após a enchente que atingiu o RS, teve como objetivo qualificar o público feminino para, no momento de retomada, ter maiores chances no mercado de trabalho com uma nova profissão.
— Os cursos agregaram demais, principalmente depois desse momento (enchente), porque a mão de obra se tornou muito cara. Agora sou eu quem faz as coisas em casa. Já consegui ajudar até a minha irmã, na pintura da casa dela — conta Cleunicí Eli Mani Gomes, 44 anos.
Com dois certificados a mais brilhando no currículo, Cleunicí, que cursou elétrica e hidráulica, afirmou que seguirá na área da construção civil e já tem oportunidades de emprego aparecendo.
As aulas ocorreram diariamente desde o fim de julho na Universidade La Salle, em Canoas, instituição parceira do Regenera RS, a qual cedeu o espaço físico para que o projeto pudesse ser desenvolvido. A formatura acontece nesta quinta-feira (12), a partir das 8h30min, na faculdade.
Oportunidade
A instituição está com inscrições abertas para as oficinas qualificantes de reboco e impermeabilização e de pintura predial. A capacitação gratuita, direcionada às mulheres de Canoas, Esteio e Sapucaia, conta com ajuda de custo e alimentação no local.
O curso de reboco e impermeabilização acontece entre os dias 16 e 19 de setembro. Já o de pintura, de 23 a 27 deste mês.
Mais informações sobre inscrições e aulas estão disponíveis no Instagram (@mulheremconstrucao–oficial) e no site (mulheremconstrucao.org.br).