Morreu na madrugada desta quarta-feira (2) em Camaquã, no sul do Estado, o empresário Valdemar Sperotto Ferrão, um dos fundadores da Lojas Pompéia, aos 91 anos. A causa do falecimento não foi informada pela família, mas Ferrão estava hospitalizado havia alguns dias. O velório ocorre nesta quarta, e o sepultamento está previsto para as 17h no Cemitério São José, em Camaquã.
Nascido no dia 9 de dezembro de 1931, no 5º Distrito de Canguçu, também na Região Sul, Valdemar era o décimo filho de 12 irmãos. Aos 13 anos, foi trabalhar com um tio no comércio de Tapes, onde pegou o gosto e paixão pelo varejo. Anos depois, foi convidado pelo irmão Lins Ferrão, para fundar um varejo, dando início a história da Lojas Pompéia. Para Ferrão, esse seria o grande casamento comercial que fez na vida.
Ao longo dos anos, o empresário tornou-se um cidadão camaquense reconhecido por seu envolvimento com a comunidade. O Tio Dema, como era carinhosamente chamado pelos mais próximos, foi uma referência como pessoa e empresário, construindo uma história de orgulho e superação. Ele inclusive foi candidato a prefeito do município em 1976, mas acabou não se elegendo.
Pela morte do empresário, a prefeitura de Camaquã decretou luto oficial de três dias. “O Município de Camaquã perde hoje um de seus cidadãos mais ilustres e reconhecidos pela comunidade. O Sr. Valdemar Sperotto Ferrão, carinhosamente conhecido por todos como 'Tio Dema', foi um homem pioneiro e de uma paixão imensurável por essa terra”, escreveu a administração em suas redes sociais.
Valdemar Sperotto Ferrão deixa a esposa Maria Honorina Gama, os filhos Maria Júlia, Carlos Augusto, Marco Antonio, Angela, Vitor Hugo, Ana Patricia e Luis Eduardo, além de genros, noras, netos, bisnetos e um grande legado.