Nesta quarta-feira (28h). o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga os resultados do Censo Demográfico 2022.
A coleta do Censo começou em 1º de agosto de 2022 – data usada como referência – e foi planejada para se estender até o fim de outubro do ano passado. No entanto, com uma série de dificuldades para contratação, pagamento e manutenção de recenseadores que atuam no trabalho de campo, o prazo foi prorrogado diversas vezes. A coleta dos dados terminou no dia 28 de fevereiro de 2023.
Desde então, o instituto responsável pela contagem populacional trabalhou na apuração e revisão dos resultados apresentados nesta quarta.
Diferentes tomadas de decisão do governo são baseadas nos apontamentos realizados pelo Censo. A necessidade e a quantidade de recursos públicos que serão destinados a determinadas regiões também levam em conta os resultados do IBGE. A realização de uma política pública, seja na área da educação, saúde, transporte, entre outras, depende de informações sobre como e onde estão as pessoas que serão beneficiadas por essas ações.