Aproximadamente, 130 mil voluntários irão promover uma ação nacional no próximo sábado (5) em mais de 180 cidades no Brasil, por meio do Projeto "Mãos que Ajudam a Serviço da Saúde", da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
A mobilização convida a população a doar sangue e a participar de diversas atividades, como serviços de pintura, jardinagem, manutenção e pequenas reformas em postos de saúde e hospitais públicos.
Leia mais:
Como fazer trabalho voluntário no Exterior
Atraso no pagamento de aluguéis pela Fasc motiva ação de despejo
Site reúne pedidos para doação a abrigos com crianças vítimas de violência
Na Capital, em Alvorada e em Viamão, haverá mutirão e mobilização numa campanha de conscientização sobre o mosquito Aedes aegypti. Na região de São Lourenço e em Rio Grande, vão ser doados kits de higiene e alimentos para idosos e pacientes da Santa Casa de cada cidade. Osório, Passo Fundo e Santa Cruz terão ações em benefício de hospitais públicos.
Todos os projetos são organizados por coordenadores locais do Programa Mãos que Ajudam, por intermédio de parcerias com outras entidades, instituições religiosas, empresas privadas, mídia e poder público.
O Mãos que Ajudam é um programa permanente de ajuda humanitária e serviço comunitário, que mobiliza voluntários, membros e amigos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Em 2016, o programa celebrou 15 anos, com mais de 11 milhões de pessoas assistidas e a participação de cerca de 2 milhões de voluntários em mais de 3 mil projetos realizados.
Mais informações sobre a mobilização podem ser conferidas neste link.
Programação no dia 5 de agosto - veja como participar:
Porto Alegre
10h, na UBS Vila Cruzeiro e no Centro de Referência em Tuberculose – Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul: Avenida Capivari, 2.020, Bairro Cristal. Serão aceitas doações de fraldas.
8h30min às 11h30min: Avenida Bento Gonçalves, nas proximidades da Capela de Intercap e Cefer. Lomba do Pinheiro, nas proximidades da Capela de Agronomia e Pinheiro. Conscientização para o combate do mosquito Aedes aegypti, com panfletos com informações sobre como evitar que o mosquito se prolifere.
Alvorada
Das 9h ao meio-dia: palestras nas áreas de saúde bucal, nutrição, educação física e distribuição de panfletos sobre combate à dengue. Serão realizadas na URS – I Pam 8, localizada na Rua Roberto de Souza Feijo, 147, Centro, em frente à praça central.
Alegrete
Campanha de doação de sangue.
Cachoeira do Sul
14h às 17h – Comunidade Projeto MQA, na Igreja SUD, em frente ao Clube Rio Branco. Encontro solidário proporcionando conhecimento para obter qualidade de vida. Enfermeiras farão exames básicos de saúde. Médico, nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta participarão com palestras e debates orientando como melhorar a saúde.
Livramento
Campanha de doação de agasalhos.
Novo Hamburgo
A doação de sangue deve ser feita no Hemovida de Novo Hamburgo – Hospital Regina (Avenida Maurício Cardoso, 711), no turno da manhã. Os dias mais tranquilos para realizar a doação são terças, quartas e quintas-feiras.
Já a distribuição de panfletos sobre prevenção de doenças e vícios diversos ocorrerá no período da manhã, na Praça do Imigrante, localizada na Avenida Pedro Adams Filho, no Centro.
Osório
Confecção de mantas para doação às maternidades de dois hospitais e doação de sangue durante a semana.
Passo Fundo
Projeto conjunto Mãos que Ajudam e Defesa Civil no hospital da cidade. Serão promovidos reparos elétricos e hidráulicos, pintura da cozinha, entrega de kits de higiene e cadastramento de doadores de medula.
Rio Grande
9h às 12h: caminhada solidária, com saída da Rua Cristóvão Colombo, 247. Arrecadando doação de material de higiene para a Santa Casa de Rio Grande.
14h às 18h: na Rua Cristóvão Colombo, 247. Palestras sobre formas de obter melhor qualidade de vida, saúde da criança, saúde da mulher e saúde do homem. Também será oferecido verificação de pressão arterial e glicose, ginástica laboral, práticas esportivas para crianças e jovens e lançamento do cadastro de doação de sangue. Na
Santa Cruz do Sul
Reparos e manutenção no Hospital Regional, em Rio Pardo.
São Borja
Palestra sobre como cuidar da saúde.
São Gabriel
Doação de sangue.
São Leopoldo
Doação de sangue pode ser realizada no Hemovida de Novo Hamburgo – Hospital Regina (Avenida Maurício Cardoso, 711), no turno da manhã. Os dias mais tranquilos para realizar a doação são terças, quartas e quintas-feiras.
São Lourenço do Sul
Santa Casa de São Lourenço do Sul, na Rua Alm. Abreu, 437. Doação de alimentos e mantimentos arrecadados com o auxílio da comunidade.
Uruguaiana
Campanha de doação de sangue.
Viamão
8h30min às 11h30min: será uma manhã de conscientização para o combate do mosquito Aedes aegypti, com panfletos com informações sobre como evitar que o mosquito se prolifere. O evento ocorrerá na Parada 32 da Avenida Senador Salgado Filho, nas proximidades da Capela de Viamópolis e Montanha, na Parada 42, nas proximidades da Capela da São Tomé, na Parada 56 da Avenida Senador Salgado Filho, nas proximidades da Capela de Figueira.