Quantas horas de trabalho são necessárias para comprar algo? Estas perguntas provocam um exercício muito importante de conscientização financeira. Ideal para quem tem dificuldade de identificar o que o dinheiro significa.
Leia mais
Início da quarta fase do saque das contas inativas é antecipado para sábado
Vagas temporárias estão em alta: confira onde há 150 oportunidades disponíveis
O sucesso está no fato de a pessoa conseguir enxergar quantas horas de trabalho custa determinado produto. Com isso, faz escolhas mais racionais e combate o consumo por impulso.
– O dinheiro é apenas um item intermediário. No final das contas, trocamos horas de trabalho pelos produtos e serviços que consumimos. Na essência, compramos as coisas com o nosso esforço, com as nossas horas de trabalho – reforça a planejadora financeira Letícia Camargo.
Aprenda o caminho para começar a fazer este exercício
1) Veja no seu contracheque qual é o valor líquido do seu salário. Depois, divida este valor por 190, que é, aproximadamente, o número de horas trabalhadas no mês. O resultado é o valor de uma hora do seu trabalho! O quanto que você recebe por hora trabalhada.
2) Descubra quantas horas você tem que trabalhar para comprar algo ou contratar um serviço. Pegue o valor que pretende gastar e divida pelo valor de uma hora do seu trabalho calculado no passo anterior. O resultado será a quantidade de horas que você precisará trabalhar para pagar a conta em questão.
3) Agora, é a hora de tirar as conclusões. As perguntas são: vale trabalhar todas estas horas para ter este novo produto? É realmente necessário e importante? Não poderia esperar um pouco mais?
Fazendo isso, você consegue avaliar de forma mais racional o custo-benefício de qualquer gasto que pretenda fazer. Até porque o trabalho tira seu tempo de descanso e com a família. Será que bens materiais realmente suprem isso?