A Secretaria Estadual de Saúde recomendou que a vacinação contra a gripe para professores seja feita dentro das escolas em todos os municípios do Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito pelo secretário João Gabbardo dos Reis nesta terça-feira. A medida, no entanto, será adotada de acordo com a disponibilidade das prefeituras. As informações são da Rádio Gaúcha.
Nos casos em que a vacinação for feita em pré-escolas, as equipes vão aproveitar para vacinar crianças com menos de cinco anos, que estão incluídas nos grupos prioritários. A ideia é facilitar a vacinação para a comunidade escolar:
– Ao invés de os professores terem de se deslocar para os postos de saúde, a ideia é mandar equipes volantes para a vacinação dos professores na própria escola. Aí poderemos aproveitar e vacinar crianças – explica o secretário Gabbardo.
Leia mais:
Campanha de vacinação contra gripe em Porto Alegre começa em 17 de abril
Vacinação contra gripe terá meta de 90% de cobertura para alguns grupos
Vacinas contra gripe já estão disponíveis nas clínicas particulares da Capital
A medida vale apenas para escolas públicas. Professores da rede privada também foram incluídos nos grupos prioritários este ano - no entanto, deverão ir até os postos de saúde portando carteira funcional.
Em Porto Alegre, o secretário Erno Harzheim informou que vai acatar a recomendação da Secretaria Estadual. – Vamos aceitar a sugestão e mandar nossas equipes de atenção primária para vacinar todos os professores. Vamos aproveitar e vacinar outras crianças que possam estar incluídas nos grupos de risco – detalhou.
O cronograma de vacinação em escolas da Capital, que começa na próxima segunda-feira, deve ser divulgado ao longo da semana. Por enquanto, equipes do município estão vacinando idosos, o principal grupo de risco, além de profissionais da área da saúde.
A campanha de vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira em todo o Rio Grande do Sul - grande parte das cidades, no entanto, está vacinando profissionais da área da saúde e inicia a vacinação nos postos na semana que vem.
Grupos prioritários
Na campanha de vacinação contra a gripe deste ano, a novidade é que professores das redes pública e privada poderão se vacinar em unidades de saúde. Os demais grupos prioritários são: pessoas de 60 anos ou mais, crianças entre seis meses e cinco anos, gestantes e mulheres que deram à luz há até 45 dias (puérperas), doentes crônicos, detentos e trabalhadores do sistema prisional.