A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou uma série de mudanças dos direitos e deveres dos passageiros de avião a partir do próximo ano. As novas regras para o transporte aéreo estiveram em consulta pública desde março e foram aprovadas pela diretoria da Anac nesta terça-feira.
Entre as principais novidades, destaca-se o fim da obrigatoriamente de uma franquia de bagagens aos passageiros. Atualmente, o passageiro tem o direito de levar, sem ser cobrado, até 23kg nos voos domésticos e dois volumes de até 32kg cada nos internacionais. Segundo a agência, o valor das bagagens despachadas será estipulado pelas companhias áreas, e cada empresa terá autonomia para criar as próprias regras, podendo até manter as franquias atualmente em vigor.
Leia mais
Cursos gratuitos pela internet ajudam a turbinar a carreira
Produtos das ceias de fim de ano estão mais salgados do que a inflação, mas tem como economizar
A dica da Anac é que o passageiro pese a bagagem antes de sair de casa para assegurar que ela está dentro do que foi contratado. Mas nada começa a valer imediatamente. As medidas anunciadas serão aplicadas para as passagens compradas a partir de 14 de março de 2017. Confira as principais mudanças.