Foi a paixão por videogames que acendeu em Rosana Munhoz, gerente da empresa By Bus Turismo, a ideia de promover passeios guiados por Florianópolis para aficionados do Pokémon GO capturarem os monstrinhos pela cidade. Neste sábado, a empresa do característico ônibus verde-limão vai oferecer duas rotas com 50% de desconto. E engana-se quem pensa que a promoção é apenas para adolescentes e crianças: até mesmo marmanjos que comprovarem que ter o jogo instalado no smartphone terão direito ao preço especial.
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– Quando eu era bem mais nova, era doida por videogame. Quando eu vi a história do jogo fazendo sucesso, pensei que, se tivesse o ônibus na época, eu aproveitaria esse passeio – conta Rosana.
Pela manhã, o ônibus vai percorrer cerca de 90 quilômetros de metade da Ilha de Santa Catarina em seis horas e meia, concentrando-se numa área que abrange Centro, Lagoa da Conceição, Ingleses, Jurerê Internacional e Santo Antônio de Lisboa (veja a rota completa abaixo), ao custo de R$ 45 por pessoa – o preço normal do trajeto é de R$ 90. Haverá paradas em pontos turísticos, como o Mirante da Lagoa da Conceição, na Praia da Joaquina e em Jurerê Internacional, com uma hora de intervalo para almoçar (o valor da refeição não está incluído).
À noite, o trajeto é focado no Continente e parte do Centro daCapital. São duas horas e meia entre a Praça XV de Novembro, Ponte Hercílio Luz, Avenida Beira Mar Continental, Via Gastronômica de Coqueiros e Praia de Itaguaçu.
Segundo Rosana, as paradas terão tempo suficiente para os jogadores saírem à caça dos pokémons e terão a supervisão de um guia, que acompanha e orienta o grupo. E, claro, os pais são convidados a acompanhar. Mas se não tiverem o aplicativo instalado, terão de pagar o preço normal.
Jogadores até 14 anos precisam estar acompanhados de um responsável com mais de 18 anos. Já adolescentes a partir de 15 anos devem apresentar uma autorização por escrito assinada por pais ou responsáveis.
Apesar de o ônibus ter o segundo andar descoberto, Rosana garante que a segurança dos passageiros está garantida, uma vez que a empresa faz frequentemente passeios com crianças e adolescentes em excursões escolares.
– O ônibus é equipado com câmeras para monitorar o comportamento das crianças e se elas estão usando cinto. A gente tem condição de supervisionar e um guia vai na parte de cima – explica.
Oportunidade de negócio e segurança para os jogadores
Além do senso de oportunidade, a preocupação com a segurança dos gamers também é um dos fatores que motivou a empresa a testar a temática do passeio em grupo. Nesta semana, a Polícia Militar de Santa Catarina e a Associação dos Bombeiros Voluntários do Estado usaram as redes sociais para publicar orientações aos jogadores para prevenir assaltos, furtos de celulares e a não se expor a risco de quedas e afogamentos devido à ansiedade em capturar os pokémons.
Pelo país, outros empreendedores tiveram ideias semelhantes para “embarcar” no sucesso do game liberado no Brasil na semana passada. Em Curitiba, o designer desempregado Rogerio Oliveira decidiu oferecer companhia para buscar na porta de casa e levar aos parques da cidade turmas de crianças ao preço de R$ 50 por pessoa. No Rio Grande do Sul, um motoboy criou serviço exclusivo para ajudar jogadores a caçar os monstrinhos.
Em Belém do Pará, uma empresa oferece tour pela cidade por R$ 35, incluindo água, refrigerante e wi-fi. Em Granada, no sul da Espanha, uma agência de turismo abriu uma vaga para guia de mestres pokémons. O já apelidado poketurismo também está em alta nos Estados Unidos, onde vivem exclusivamente monstrinhos como o Tauros.
O passeio por Florianópolis neste sábado será um teste, afirma Rosana. As duas rotas deste fim de semana integram as cinco oferecidas pelo Floripa By Bus em Florianópolis.
– O que estamos oferecendo é o mesmo roteiro já oferecido o ano todo na cidade, só que a gente vai dar esse desconto para quem tem aplicativo do Pokémon GO. O próprio passeio já é uma oportunidade para conhecer o serviço e a história da cidade – argumenta a gerente.
Se a procura pelo serviço atender as expectativas, a empresa fará roteiros com desconto uma vez por mês, mesclando os demais trajetos atendidos pela empresa.