A semana começou mais uma vez gelada no Rio Grande do Sul. Até as 6h, temperaturas negativas haviam sido registradas em pelo menos nove municípios gaúchos, localizados nos Campos de Cima da Serra e na Região Norte. De acordo com a Somar Meteorologia, no entanto, não houve relato de neve nesta madrugada – no domingo, o fenômeno esbranquiçou a paisagem em municípios como Gramado, Canela e São Francisco de Paula.
Neste início de semana, os termômetros registraram as mínimas mais baixas em Vacaria, onde fez -2,4°C; Serafina Corrêa, -1,9°C; Erechim, -0,5°C, e em Lagoa Vermelha, onde a temperatura também chegou a -0,5°C, mas a sensação térmica foi a -6,3°C. Em Porto Alegre e Região Metropolitana, as menores temperaturas ficaram próximas aos 8°C, de acordo com o Inmet.
Leia mais:
Tempo seco permanece até o fim de julho no Estado
VÍDEO: a neve em São Francisco de Paula e Canela
Durante a tarde, as temperaturas sobem devido à presença do sol, ficando mais amenas em todas as regiões. Em boa parte do Estado, no entanto, as máximas não devem passar dos 15°C nesta segunda. E, à noite, os termômetros voltam a registrar queda nas temperaturas.
A previsão é de que as temperaturas continuem baixas até terça-feira, com a possibilidade de temperaturas negativas e geada em diversas regiões do Estado. Com a permanência do ar seco, a chance de neve nos próximos dias é remota. A partir de quarta-feira, o frio começa a diminuir, estabelecendo temperaturas mais amenas.