Ticiane Cardoso Lisboa, oito anos, nunca tinha ido a um concerto. Quando a orquestra começou a tocar A Primavera, de Antonio Vivaldi, ela fechou os olhos, balançando a cabeça. Pouco antes, o Cão Abelardo, marionete que apresentava o espetáculo, havia proposto que o público imaginasse a estação do ano que havia inspirado o compositor enquanto a música tocasse.
Depois de experimentar a sugestão do personagem, Ticiane virou para os colegas da Escola Estadual Alcebíades Azeredo dos Santos, de Viamão, e sugeriu que fizessem o mesmo. Ao final da obra, como para todas as outras que se seguiram, uma chuva de aplausos.
Ontem, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) apresentou-se para turmas do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental de escolas particulares e públicas do Estado. O espetáculo faz parte da Série Concertos Legais, iniciativa anual que busca, desde 2000, aproximar o público infantil da música orquestral com performances didáticas e gratuitas. Ao todo, 36 instituições devem assisti-la neste ano.
Menino que ganhou contrabaixo realiza sonho de tocar com a Ospa
Clássicos e cantores mirins no palco
O repertório contempla desde peças eruditas até músicas conhecidas do público infantil, como a trilha do filme Harry Potter, temas de desenhos animados e canções de roda. O concerto inclui dois nomes mirins: a cantora Luiza Haggstram, 10 anos, e o clarinetista Isaac Kroeff Lopes, 12 anos, e ensina os espectadores sobre os instrumentos de uma orquestra.
- A participação dos solistas mirins no concerto faz eles se identificarem com o processo dentro da orquestra e imaginarem que também podem ser músicos, se quiserem - explica o maestro Evandro Matté.
Escola da Ospa toca em hospital para animar crianças internadas
A estratégia parece funcionar. Ao final, Ticiane comentou:
- Gostei da guria cantando.
- Eu também - concordou Alexia Gabrielle Ribeiro Rodrigues, oito anos, enquanto o colega Lucas Marques Pereira, nove anos, votava no clarinetista Isaac.
Neste sábado, último dia de apresentações, os concertos serão abertos ao público, sem necessidade de inscrição. Eles ocorrem às 9h e às 10h30min no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.