O tema da redação que mobiliza milhões de estudantes ao final de cada ano nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é parte de um longo processo de definição. Organizados em conjunto com as milhares de questões elaboradas a cada edição, os temas sugeridos tendem a ser analisados de 5 a 6 meses antes do dia do exame, e definidos ainda no terceiro trimestre.
Há uma diferença, porém, entre a proposta de redação e a escolha das perguntas objetivas: em vez do sorteio que define parte das questões das provas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática, a redação é escolhida em consenso por especialistas selecionados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo Enem.
O método é sigiloso, mas sabe-se que as temáticas costumam ter pontos em comum: há um apreço pelo lado social - exposto em temas como imigração, publicidade infantil e violência contra a mulher, que marcaram os últimos exames -, a apresentação de números que comprovem aquele problema e a recomendação de que os candidatos apresentam uma solução que respeite os direitos humanos.
Redação no Enem
Na prova de redação são avaliados aspectos relacionados às competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade. Os participantes devem defender uma tese - uma opinião - a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes, estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual.
Enem revela desigualdade educacional no Brasil
Ministério da Educação cria ranking alternativo do Enem
Nota mil
Para conquistar um bom resultado na prova de redação do Enem, os participantes precisam demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. É necessário também selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, respeitando os direitos humanos.
O texto produzido pelos participantes será avaliado por, pelo menos, dois professores, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A soma de pontos de cada avaliador pode chegar a 1.000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.
Nota zero
A redação receberá nota zero se apresentar fuga total ao tema ou não obedecer à estrutura dissertativo-argumentativa. Os textos com até sete linhas ou que contiverem impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, bem como parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto, ou ainda desrespeito aos direitos humanos, também serão avaliados com nota zero. O mesmo vale para os casos em que a folha de redação for entregue em branco, independente do conteúdo desenvolvido na folha de rascunho.