No campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), uma longa fila de ônibus de turismo, nesta quinta-feira, anunciava que centenas de alunos do Ensino Médio, de diferentes regiões do Estado, estavam no local para falar sobre o futuro. Hoje foi o primeiro dia do Descubra UFSM, evento aberto ao público que segue até sábado, das 9h às 17h, no Centro de Eventos da universidade.
Enquanto alguns jovens e adolescentes diziam saber o curso que querem estudar, outros ainda tinham dúvidas e incertezas sobre a carreira que escolherão seguir. Em um espaço reservado para fazer testes vocacionais, uma grande fila se formou. Otávio Alves Simões, 16 anos, veio de Dom Pedrito e já descartou algumas opções, mas ainda não escolheu se vai estudar Direito, Agronomia ou Medicina Veterinária. Ele aguardava sua vez no teste e acredita que o resultado pode ajudar na escolha:
- No ano passado eu vim pela primeira vez, tinha dúvida entre vários cursos. Agora ainda não decidi, mas já não são tantos para escolher.
Também aluno do 3º ano do ensino médio, Emanoel de Moura, 17 anos, veio de Faxinal do Soturno. Ele, que achava que escolheria ingressar em Engenharia Civil ou Sistemas da Informação, ficou interessado em outras áreas:
- Em cada espaço de curso que eu chego acho interessante e já não tenho tanta certeza - brincou Matheus.
A colega de Matheus, Marizete Chaves, 16 anos, já chegou com a certeza de que será psicóloga no futuro:
- Eu fui no espaço do curso e me encantei ainda mais.
Acadêmicos do 5º semestre de Música e Tecnologia, Matheus Gugelmim, 20 anos, Daniel Dalla Corte, 19 e Reinaldo Cardoso, 19, compartilharam experiências sobre o curso, que é novo, com alunos que sequer tinham ouvido falar da graduação:
- Chegou um menino, dizendo que tocava violão mas não queria cursar Música. Ele conheceu um pouco sobre o nosso curso, que tem um formato que é único em toda América Latina, e se mostrou muito interessado - relatou Daniel.