Você é ou conhece algum nerd? Talvez, a uma dessas opções, responderá sim, mas sem clareza absoluta sobre o que definiria o perfil dessa pessoa. Normal. É que a definição do que é ser nerd está sendo construída há pelo menos 50 anos no Brasil, e os estereótipos dessa tribo têm mudado muito ao longo do tempo.
Conheça o nerd que fatura R$ 2 milhões por ano com e-commerce geek
Sete coisas que não podem faltar na casa de um nerd
Quem curtiu a juventude até a década de 1990 vai associar o nerd àquela figura de óculos fundo de garrafa, cortes de cabelo caretas, com timidez e inteligência acima da média, zero em popularidade. Mas com a chegada dos anos 2000, a tecnologia afastou os amantes de super-heróis, Star Wars e Senhor dos Anéis do estereótipo de inabilidade social para colocá-los como figuras que ditam tendências e orientam o mercado da cultura pop.
- Os nerds foram um dos primeiros grupos a lidar com cultura digital, por meio de fóruns e discussões. Eles se engajaram primeiro nesses processos digitais, e isso fez com que houvesse uma transição dessa imagem - diz a professora e pesquisadora da Unisinos Adriana Amaral, uma nerd confessa que se dedica ao estudo de subculturas juvenis.
Criou-se até o Dia do Orgulho Nerd, celebrado em 25 de maio, com direito a programação especial em livrarias, lojas de games e cinemas mundo afora.
VÍDEO: Jornalistas de ZH batem um papo sobre a data a ser comemorada neste 25 de maio - uma celebração com a qual eles nem sonhavam quando eram adolescentes. Assista:
Filmes de super-heróis, histórias em quadrinhos (HQs) e seriados lançados às pencas estão de olho nesse público. No ano passado, uma pesquisa feita por um dos principais sites de cultura pop do Brasil, o Omelete, mostrou que até coleções de moda estão sendo influenciadas por essa turma.
- Essa é uma característica desses jovens, que consomem muito. Investem boa parte do que ganham nesses produtos culturais e orientam o mercado - diz Adriana, ressaltando o aumento de grandes eventos voltados a esse grupo, como o Animextreme, que teve a 22ª edição no começo do mês e reuniu centenas no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre.
Oportunidade de estímulo ao aluno
O professor americano Christopher Kastensmidt ministra palestras sobre o mundo nerd a professores
Foto: Félix Zucco
Apesar desse protagonismo no mundo digital, no mercado de consumo e na produção cultural, os nerds ainda causam certo estranhamento. Professor de Jogos Digitais da UniRitter, o americano Christopher Kastensmidt,
42 anos, dedica-se a esclarecer, em palestras, o que é a cultura geek (expressão inglesa que se refere a pessoas que gostam de tecnologia, jogos eletrônicos ou de tabuleiro, livros, HQs e filmes, consideradas excêntricas). O alvo são professores, e a proposta é instigá-los a conhecer as potencialidades desse universo para a educação.
- Os professores não têm noção do que é a cultura geek, e muitos me agradecem por apresentá-la. Esse universo oferece a oportunidade de estimular o aluno. As HQs, por exemplo, são ótimas ferramentas para ajudar o aluno a trabalhar com imagem - avalia.
Há anos frequentando eventos e inclusive participando da organização de um - Cristopher é um dos idealizadores da Odisseia de Literatura Fantástica, que chegou à quarta edição em abril no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo -, ele chama a atenção para um comportamento marcante desse grupo: nunca presenciou uma briga.
- É uma cultura saudável, respeitosa e sem competição - ressalta o professor.
Qual a diferença entre nerd e geek?
Nerd
O termo era usado de forma pejorativa até alguns anos atrás. Era equivalente a CDF. O nerd hoje é mais usado para designar pessoas que têm fissura por temas como ciências, tecnologias e ficção científica.
Geek
É uma variante mais pop do nerd. O termo ficou mais conhecido no Brasil na última década e é usado para caracterizar pessoas que consomem muita tecnologia e outros produtos da cultura pop, como séries, filmes e quadrinhos. É um sinônimo mais "light" de nerd.
A origem da data comemorativa
A escolha do 25 de maio como o Dia Internacional do Orgulho Nerd tem pelo menos três razões. Em 1977, ocorreu a estreia do primeiro filme da franquia Star Wars. Neste dia, também é celebrado o Dia da Toalha, uma homenagem a Douglas Adams, autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, obra que conta as aventuras de Arthur Dent e descreve a toalha como artigo indispensável a todo mochileiro "galáctico". A data também faz referência a outro livro, Discworld, série de ficção científica cult criada pelo inglês Terry Pratchett e que cita a data na narrativa.