Um esporte elegante como é o tênis sempre atraiu Coco Chanel (1883 - 1971), que dele recebeu grande influência no seu estilo mais descontraido e confortável de moda. Desde a Antiguidade, gregos e romanos praticavam esporte de pés descalços e sandálias de couro. Na Era Cristã, até a primeira década do século 20, também foi assim e muito se usava sapatilha. Foi então que Chanel desenvolveu um sapato de solado de borracha e lona, com cadarços para amarrar na gáspea. Este tênis era de cor clara com biqueira escura para disfarçar manchas, seguindo o mesmo efeito dos sapatos femininos chanelianos, inspirados nos calçados de homem na época.
:: Veja outras colunas de Celia Ribeiro
Em 1924, Chanel fez os figurinos de um ballet de Jean Cocteau, o Trem Azul, girando em torno de uma partida de tênis, num cenário criado por Pablo Picasso. No final do século 20, o ballet foi reprisado na Ópera de Paris com os figurinos de Karl Lagerfeld ao estilo Chanel e o cenário de Picasso. No palco, pura elegância de passos e trajes dos tenistas bailarinos.
Nesta edição da revista Donna
:: Democratização do tênis: sapato sai das academias e vira ícone fashion
Ao contrário do futebol, com torcidas barulhentas e agressivas, o silêncio em volta da cancha é fundamental para desenrolar-se uma partida de tênis. Todo tipo de agitação interfere na ação do jogador num momento decisivo, e a torcida só se manifesta entre os pontos e no final do jogo.
Já no golfe, não há torcida próxima. Um golfista menos apto pode jogar com outros melhores sem constrangimento. Ele recebe antes um "handicap", uma vantagem de pontos de acordo com sua qualificação de jogador, para equiparar-se aos demais antes de iniciar as tacadas. No tênis não é assim.
Como pedir parceria a um melhor jogador de tênis?
É constrangedor para as duas partes um pedido de parceria nessas condições. Um bom jogador não gosta de jogar com esportistas de nível inferior. Por isso é recomendável aguardar um convite, sem deixar de dar uma abertura para a possibilidade de consegui-lo. Dizer, por exemplo: "Se precisarem de parceira, estou disponível e vou gostar muito".
Como seguir a etiqueta vigente nas quadras?
Um jogador que marcou horário para jogar em determinada quadra não entra naquele espaço antes do jogo anterior ser concluído. O tênis é um esporte que envolve tradições, das quais o traje específico ao tenista faz parte. Sem ser uniforme, roupa e complementos devem ter materiais e estilo adequados e vestir branco.
:: Aconteceu
O ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF, só avisar às 17h45 min do dia do churrasco que lhe seria oferecido no Palácio da Justiça foi uma desconsideração. Barbosa deve ter sido avisado com antecedência do churrasco. Tinha o direito de não comparecer, desde que avisasse com antecedência. Ser vegetariano podia ser um motivo justo. Chocante foi a troca para um jantar em petit comitê num restaurante. Não se é obrigado a aceitar um convite, mas avisar com antecedência é da boa educação.
:: Etiqueta na prática
Envie sua pergunta para a Celia: donna.online@zerohora.com.br
Título no convite
" É correto escrever 'convite' como título de um convite, quer seja de um evento de órgão oficial, empresa ou familiar?" ANDRÉA
Quando não há nome da entidade ou das pessoas que convidam, não. Usa-se o título em convites de aniversário, redigidos na primeira pessoa, usando-se como título o motivo da festa. Alguém que vai festejar 80 anos coloca como título "80 Anos". Numa festa de 15 anos pode ser "15 Anos". O mesmo vale para o convite de uma empresa.
Precedência ao entrar e sair
"Duas mulheres, da mesma faixa etária, uma entrando a outra saindo de um banco, loja, elevador etc. Quem tem a preferência? A que está entrando ou a outra?" Carla
Aguarda-se sempre que uma ou mais pessoas na porta saiam para depois entrar num local.
Lembrancinha do casal
"Vou fazer uma viagem para a Europa com meu marido e mais três casais. Um deles gentilmente convidou o grupo para jantar para discutirmos detalhes do roteiro. O mimo que sempre se leva aos anfitriões será apenas nosso ou do grupo em conjunto com uma lembrança de mais valor?" JUDI
Mais cômodo é o casal levar uma garrafa de vinho, bombons ou um pequeno objeto útil para viagem. A lembrancinha fica mais pessoal e lembrada pelos anfitriões.