Fernanda Montenegro me disse, quando passou o mês de fevereiro na cidade para as gravações do seriado Um Doce de Mãe, que nós, porto-alegrenses, não temos ideia do quanto é agradável e hospitaleira nossa cidade florida. Ela tem condições de fazer tal avaliação, pois mora no Rio e viaja pelas capitais brasileiras em suas turnês teatrais. Quando Jorge Furtado convidou-a para viver Dona Picucha, perguntou se ela poderia passar algumas semanas em Porto Alegre.
Fernanda respondeu que sim. Adora nossa cidade - e a atmosfera das suas ruas seria o cenário perfeito para o seriado e o clima de franca cordialidade na equipe de trabalho. Tudo contribuiria para ela dar mais verdade a sua Pichucha porto-alegrense, inclusive ter gravado cenas de interiores em antiga mansão da Capital.
Todas as observações da atriz sobre nossa cidade são verdadeiras, mas como Fernanda não usou ônibus, hospedou-se no Sheraton junto da Padre Chagas, não pode avaliar os problemas atuais. Deixemos as queixas para outros espaços, porque só se fala em coisas boas de uma aniversariante em sua data. Porto Alegre festeja 242 anos de fundação, dia 26, quarta-feira.
Nas minhas andanças de carro pela cidade, gosto de subir a Duque a partir da Escola Ernesto Dorneles (ex-Colégio Fernando Gomes), revendo prédios que conheci na infância. Num dos mais antigos está a champanharia Ovelha Negra. Quase em frente ao Solar dos Câmara, minha memória substitui o grande edifício e revejo o casarão de minha avó. Meu consolo é a vizinha mansão restaurada da que foi a casa das Bezerra, hoje Pinacoteca Ruben Berta (Duque de Caxias, 973).
O QUE NÃO SE FAZ NO SUPERMERCADO
- Ficar pesquisando as prateleiras de produtos, deixando o carrinho em diagonal no meio do corredor. O carro fica junto das prateleiras, na horizontal. Quem deseja se aproximar da prateleira pede licença àquela pessoa para abrir espaço e retirar o produto desejado.
- Fazer longas conversas e comentários com o caixa, enquanto as pessoas na fila aguardam sua vez. Quem deseja contribuir para acelerar o tempo desse serviço, separa cartão de crédito ou um valor em dinheiro no bolso interno ou dispositivo da bolsa.
O QUE NÃO SE FAZ NOS CAFÉS DE CALÇADA
- Retirar a cadeira vaga da mesa ao lado sem pedir ao garçom ou pedir licença às pessoas ocupantes daquela mesa para acomodar um amigo ou as bolsas. Caso ocorrer esta falta de cortesia, interromper o gesto: "Desculpe, mas estamos à espera de outra pessoa".
- Criança da mesa próxima corre para lá e para cá, até chegar à mesa vizinha sem que os pais tomem conhecimento. É preciso resolver com delicadeza, conversando com a própria criança. Mas é caso para ter sido já resolvido pelo garçom atento.
ACONTECEU
Saiu na Veja que um hóspede do hotel Copacabana Palace ficou pasmo quando, sem mais nem menos, apareceu um macaquinho na janela de sua suíte, num andar alto. Conversa vai, conversa vem, a direção do hotel cinco estrelas descobriu que o bicho foi trazido escondido na bagagem de outro hóspede. Era um macaco-prego - também chamado "capuchinho" pela semelhança de sua pelagem com o capuz dos monges. Cobrando uma diária de hotel cinco estrelas, o Copa deve agradar a todos seus hóspedes. Como agiu nesta saia-justa? Colocou um funcionário como babá do "capuchinho".
ETIQUETA NA PRÁTICA
Envie sua pergunta para a Celia: donna.online@zerohora.com.br
Restaurante tem regras
"Posso levar uma garrafa de vinho especial para jantar em restaurante? RAMIRO
Em primeiro lugar, deve telefonar para saber se a casa o permite. No caso desse vinho fazer parte da sua lista, não. É comum cobrar a "taxa da rolha", isto é, um valor extra pelo serviço (temperatura correspondente ao tipo de vinho, cálice adequado e servir a bebida de modo correto). Este é um dos assuntos abordados pela revista mensal Adega.
Precedências na vida urbana
"Duas mulheres, uma saindo e outra entrando pela porta de elevador, loja, estabelecimento bancário etc: qual delas tem a preferência?" CARLA
A preferência é sempre de quem está saindo, e isso vale também para os carros e viaturas em geral, que se cruzam numa mesma passagem.
Vestir preto em casamento
"Não sou madrinha. Posso usar vestido preto na festa do casamento de um amigo?" LOURDES
Se for um traje bem decotado ou um minivestido preto com bastante bordado, por que não? O que pesa para a ocasião são trajes pretos austeros. O que não se usa nunca é branco, privilégio da noiva para destaque total.