Um modelo de alta-costura deveria ser único por definição, pois a mulher paga muito pela exclusividade - que historicamente nem sempre foi seguida. Está no site da jornalista Hildegard Angel a saia-justa enfrentada por Elizabeth Taylor e Gina Lollobrigida na estreia do Festival de Moscou, em 1961, usando o mesmo modelo de gala branco. Só as joias eram exclusivas. Liz Taylor colocou no penteado alto um grande broche de brilhantes, e Lollobrigida usou um colar de pérolas de quatro voltas. Muito risonhas, elas apareceram em fotos nas principais revistas internacionais, como duas personas.
:: Leia outras colunas de Celia Ribeiro
Faz pouco, a atriz Carolina Dieckmann e a modelo Isabeli Fontana se apresentaram num baile beneficente em São Paulo trajadas com o mesmo design de vestido da Louis Vuitton. Ainda que a estampa xadrez fosse de diferente proporção, bem como a cor conjugada ao branco, o chamativo visual deve ter causado uma saia-justa entre as duas mulheres. Como o tempo do vedetismo das grandes estrelas passou, Carolina e Isabeli devem ter tirado de letra a coincidência.
Elas podiam ter indagado em que loja uma e outra compraram a roupa. Se foi na mesma Louis Vuitton, deveriam ter telefonado no dia seguinte, cobrando como vestidos de tanta evidência não ficam registrados nas fichas das clientes. No absolutismo do prêt-à-porter, não mais se pode exigir exclusividade, exceto de comerciantes precavidos com suas fontes. Por precaução, é importante a cliente dizer à vendedora onde pretende estrear a roupa. Melhor ainda é mandar fazê-la com exclusividade pelo costureiro e costureira preferidos.
:: Como agir com traje igual na mesma festa?
O melhor, quando as duas mulheres se conhecem, é recorrer ao bom humor. Não adianta evitar o lado a lado. As fotos serão postadas na internet. Por mais igual que seja a roupa, cada mulher é uma persona, tem seus atributos e veste-se à sua maneira. É como duas atrizes fazendo o mesmo personagem. A autoconfiança faz a diferença.
:: Pode-se repetir traje em festa recente do mesmo grupo?
Repetir não é gafe. Se for impossível um traje novo, quem sabe recorrer a um modelo já visto em outras ocasiões ou apenas renovar com um novo penteado e os complementos, atraindo maior atenção que o vestido. Daí a importância dos tecidos lisos, pois um vestido de festa estampado é para aquelas que possuem um extenso guarda-roupa.
:: Era assim....
Na segunda metade do século 17, os bailes de máscaras foram incorporados aos divertimentos da nobreza e das classes abastadas. Quando surgiram as valsas em Viena, dançar fazia parte da educação de homens e mulheres de boa estirpe. Goethe, o poeta e escritor alemão, um grande sedutor, sentiu necessidade de aprender a dançar valsa para fazer bonito nos meios sociais que frequentava.
:: Hoje é assim...
Houve um tempo em que as mães viam na proximidade dos corpos entrelaçados na dança de salão um estímulo ao casamento de sua filhas. O que há agora é um revival das aulas de dança de salão, em diferentes ritmos, nas escolas frequentadas por alunos de várias faixas etárias. É uma dança valorizada mais como exercício físico, resultando em grande prazer e como socialização de alunos em plena terceira idade.
:: Bons augúrios
Karime Costalunga e Eduardo Machado de Assis Berni, descendentes de italianos e residentes em POA, casam-se em 2 de maio na região de Verona (Itália). O convite está sendo entregue numa caixa com o cartão da programação de três dias e um frasco de confetti - amêndoas caramelizadas que significam bons augúrios. Elas são em número ímpar, indivisíveis, como se sentem os noivos.
:: Etiqueta na prática
Envie sua pergunta para a Celia: donna.online@zerohora.com.br
Sem desconfiômetro
"Tenho um amigo que fica sempre pegando no meu pé, quando a gente se reúne nos bares. Ele faz isto desde que eu falei que saía mais cedo para evitar as broncas da minha mulher ao chegar em casa. Ele chega a interromper conversa para fazer estas graças que já não têm graça. Gosto muito dele, mas está demais". FREDRICO
- Em geral, estas pessoas não têm assunto próprio e ultrapassam os limites da brincadeira para se tornarem chatos. Se você não tem coragem de falar com ele, quem sabe delega a missão para outro deste grupo? Seria bem melhor e mais objetivo. Amigos existem para ter a franqueza de falar com jeito.
E-mail confuso
"Dia destes houve um mal entendido devido à redação de um e-mail que passei para uma amiga. Ela mora em Paris e se queixou do frio que estava fazendo em novembro. Eu escrevi de volta: "Também estive em Paris em outubro e chegou a nevar". O resultado foi uma resposta ressentida de como eu sequer lhe havia telefonado, pois minha amiga pensou que eu estivera na cidade recentemente". MIRIAM
- Frases ambíguas que remetem a um passado recente são discutidas até em linguística e podem causar um tipo de ruído numa relação. Textos curtos digitados rapidamente exigem sempre revisão. Uma dúvida frequenta se refere autorias. "Li a crítica de Fulano..." Foi feita por ele ou fizeram sobre ele? Um bom assunto para o professor Claudio Moreno nos esclarecer.