Comportamento

Notícia

Atividade física reduz necessidade do uso de remédios

Assim como os remédios, os exercícios precisam de prescrição médica

Idosas que se exercitam de maneira regular consomem, em média, 34% menos remédios do que as sedentárias. Uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) reforça a ideia de que a atividade física pode atuar como um medicamento, prevenindo doenças ou ajudando no tratamento. Um alerta, entretanto, é sempre importando: assim como os remédios, os exercícios precisam de prescrição médica.

O estudo acompanhou 271 mulheres com mais de 60 anos, muitas delas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Foram consideradas ativas aquelas que praticavam mais de 150 minutos de exercício por semana. As consideradas sedentárias não faziam mais de 10 minutos de esforço.

- O estudo mostra que a atividade física pode estar fazendo um pouco o papel dos remédios - diz o educador físico Leonardo José da Silva, um dos autores da pesquisa.

Pesquisas mostram que um idoso com doenças crônicas consome entre quatro e cinco remédios por dia.

- O sedentário tem cinco vezes mais chance de ter hipertensão arterial, por exemplo. Sabe-se que pessoas fisicamente ativas têm menos risco de doenças do coração como insuficiência cardíaca, além de diabetes e doenças respiratórias - afirma José Kawazoe Lazzoli, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.

Saiba mais

- O tipo e a quantidade de exercícios devem ser prescritos em função do perfil do paciente e do objetivo. De nada adianta ouvir um genérico "você precisa se exercitar". Se a dose for baixa demais, não terá efeito. Se for excessiva, há risco de efeitos colaterais, como lesões musculares, articulares e até morte súbita, alerta o médico José Kawazoe Lazzoli.

- Um programa para quem quer perder peso é bem diferente daquele para quem precisa controlar a pressão alta.

- Mesmo jovens saudáveis devem passar por uma avaliação médica completa antes de começar a praticar esportes.

Stock Photos, Divulgação / null
Idosas que se exercitam de maneira regular consomem, em média, 34% menos remédios do que as sedentárias, aponta estudo
GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
  • Mais sobre:
RBS BRAND STUDIO

Chamada Geral 2ª Edição

16:30 - 17:30