Usar a divulgação nas redes sociais como pagamento para serviços é uma prática cada vez mais comum entre os influenciadores digitais. O que a youtuber britânica Elle Darby não esperava era que um simples e-mail enviado para o dono de um hotel em Dublin, na Irlanda, propondo uma parceria se tornaria em um caso de exposição e constrangimento.
Elle escreveu a mensagem propondo que ela e o namorado se hospedassem no local no final de semana anterior ao de Valentine's Day (data que na Europa equivale ao Dia dos Namorados) em troca de publicações em seu canal no YouTube e em seu perfil no Instagram, então com 87 e 76 mil seguidores, respectivamente.
– Eu amaria apresentá-lo em minhas redes para trazer mais tráfego ao seu hotel – disse.
Como resposta, a garota foi surpreendida com a sua mensagem sendo exposta nas redes sociais do hotel. Como comentário, o dono do estabelecimento ironizou o pedido e sugeriu que ele devesse pagar seus funcionários com a aparição nos vídeos de Elle.
– Muito obrigado por seu e-mail com o pedido de troca de diárias grátis por exposição na internet. É preciso muita coragem para escrever um e-mail desses, muita falta de respeito próprio e dignidade. Se eu deixar você ficar aqui em troca de exposição, quem vai pagar pelas pessoas que cuidarão do seu quarto? E quem pagará os funcionários do hotel? Os garçons que servem o café da manhã? A recepcionista que fará seu check-in? E a água usada para lavar suas roupas de cama sujas? – escreveu.
Revoltada, Elle gravou um vídeo falando sobre o caso, onde se disse humilhada por um homem que não entende sua forma de trabalho.