"Moça, o inverno está chegando, vamos nos aquecer?", flerta Jon Snow no Tinder. Acostumado com batalhas contra white walkers além da grande Muralha, o guerreiro bastardo da casa Stark encara um moderno e complicado desafio: o aplicativo de relacionamento. Lá, ele espera encontrar uma nova selvagem e, quem sabe, esquecer de Ygritte (Rose Leslie). "Conquistaria os Sete Reinos por você, sua linda", promete. "Gata, não sou Ned Stark, mas perdi a cabeça quando te vi", tenta. No entanto, o fracasso no app apunhala Jon Snow.
Não é spoiler da sétima temporada de Game of Thrones: a batalha do patrulheiro da noite no Tinder ocorreu no vídeo gravado por Leonardo Granado, 20 anos. Morador de Viamão, o estudante de engenharia química aproveita sua semelhança física com Kit Harington, ator que interpreta o personagem na adaptação televisiva da saga de George R.R. Martin, para vestir-se como Jon Snow. Em suas produções de humor para o YouTube, Granado coloca o Stark em contato com o mundo moderno – em lugares como shopping e supermercado – e como reagiria a esse choque.
Leia mais
"Game of Thrones": divulgado trailer da sétima temporada
"Game of Thrones": HBO prepara séries derivadas da saga
George R. R. Martin aponta nova data de lançamento de "Os Ventos do Inverno"
– Nos quadros, tento puxar mais pro lado do humor. Tem o "Jon Snow Contemporâneo", onde ele "aprende" como funcionam as coisas na atualidade. E tem o Jon Snow no Tinder, que ele larga cantadas temáticas pra quem dá match. Já estou com o roteiro pronto para parte dois, só não tive tempo para gravar. Tenho muitas ideias para ainda colocar em prática, como Jon reclamando que o ar-condicionado não funciona, que a sociedade contemporânea não sabe o que é frio de verdade, ir em escolas de idiomas perguntar se têm aula de Westeros, por aí vai – explica.
Além dos vídeos, o estudante veste-se como Jon em eventos geeks, com cosplays, ou medievais. Para compor o figurino do personagem com fidelidade, que calcula pesar uns 10kg, ele investiu cerca de R$ 1,2 mil. Sua relação com Jon Snow começou no Ensino Médio:
– Um colega olhou para mim e disse: "meu, tu parece muito o Jon Snow". Pense que ele estivesse me zoando. Não conhecia o personagem, achei que não tinha nada a ver. Ao chegar em casa, pesquisei sobre o personagem, vi de qual série ele fazia parte e comecei a assistir GoT. Como a série é muito boa, comecei a gostar bastante. Quando comecei a ficar mais conhecido por Jon Snow, as pessoas começaram a me incentivar a fazer o cosplay. Depois de algum tempo tempo de pedidos, decidi fazer – lembra.
No eventos quevai vestido como Jon Snow,Granado recebe desde presente até pedidos de casamento:
– Elas chegam, me abraçam, se ajoelham e dizem: "Jon, casa comigo" – conta o estudante.
No entanto, as solicitações de matrimônio são recusadas: Jon Snow de Viamão já tem sua Ygritte, que lhe auxilia nas gravações externas de vídeo.
– Quando gravo em shopping, as pessoas que não conhecem ficam olhando estranho, porque é uma coisa bem diferente do que elas estão costumadas a ver. Quem conhece (o personagem), pede para tirar foto e troca uma ideia comigo – relata.
Granado pretende levar seu personagem à Comic Con Experience – que será realizada de 7 a 10 de dezembro, em São Paulo –, mas também se permite sonhar mais alto:
– Gostaria de conhecer o ator, ir no set de filmagens, conhecer os outros integrantes do elenco.
No dia 21 junho, chegará o inverno – estação cuja iminência é bastante anunciada na série. Jon Snow de Viamão teria algum plano para a época?
– Gravar bastante. Esse é um ponto positivo, pois quando está quente é muito ruim gravar. O calor atrapalha bastante, a roupa é pesada e esquenta muito. Sim, ela é feita pra usar em temperaturas abaixo de zero (risos).