Receituário 1
A solução do gargalo nas consultas especializadas será um dos maiores desafios da gestão de Nelson Marchezan na Saúde. No fim, tudo se resume a mais verbas. Hoje, as maiores carências são em ortopedia, neurologia, oftalmologia, proctologia e otorrinolaringologia. Apesar das dificuldades, cerca de 70% das especialidades não têm mais fila, de acordo com o secretário Fernando Ritter.
Receituário 2
Ritter acredita que as UPAs abertas até as 22h ajudarão a desafogar as emergências, outro problema da Capital. Algumas já prestaram esse serviço, mas a ideia foi abandonada pela escassez de recursos. Para viabilizar a iniciativa, Marchezan tem dois caminhos: contratar mais gente ou pagar hora extra ao servidores.
Receituário 3
Há também espaço para crescimento da atenção básica. De acordo com a prefeitura, 70% da Capital já está coberta. O índice é de uma equipe para 3,45 mil habitantes. Mais uma vez, a solução se resume a duas palavras intimamente interligadas: gestão e dinheiro.
Ululante
O presidente Michel Temer só não pode alegar uma coisa quando a Lava-Jato atingir seu governo e sua base de apoio parlamentar: surpresa. Essa é a crise mais anunciada dos últimos tempos.
Próximo passo
A reforma da Previdência só vai para o Congresso depois da aprovação definitiva da PEC do teto dos gastos. O governo tem pressa. Por isso, não seria surpresa uma convocação extraordinária em janeiro.
Desmobilização
A decisão do comando da Brigada Militar de não autorizar o deslocamento de bombeiros para um curso tem uma explicação que vai além de possíveis disputas políticas: 150 homens pretendiam viajar ao mesmo tempo. No fim, 75 receberam o ok. O comandante da Brigada, coronel Alfeu Freitas Moreira, informa: "O que buscamos foi esclarecer como ficariam as guarnições de bombeiros no Estado antes de autorizarmos o deslocamento".
Ambiente hostil
Nem tomou posse, o novo prefeito de Canoas já está no meio do fogo cruzado. A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do município convidou Luiz Carlos Busato para uma conversa. A pauta: impedir que a vice-prefeita eleita Gisele Uequed seja nomeada para a Secretaria do Meio Ambiente. Ela é da Rede, partido de Marina Silva. O temor é de que haja restrições a novos investimentos.
Construção de futuro
Um evento reuniu no Hotel Sheraton, em Porto Alegre, três referências em suas respectivas áreas de atuação. Elie Horn, da Cyrela, Claudio Lottenberg, do Hospital Albert Einstein, e Nelson Sirotsky, do Grupo RBS.
Organizado pelo Colégio Israelita Brasileiro, o encontro foi focado na qualidade da educação. O CIB tem um projeto inovador nessa área. O modelo de excelência do Einstein é, sem dúvida, uma inspiração.
Diante do salão lotado, Elie Horn, um dos maiores filantropos na América Latina, elogiou a iniciativa gaúcha. Falou também sobre o problema da prostituição infantil no Brasil. Ele está liderando uma nova campanha para erradicar essa ferida da nossa sociedade.