O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Depois de definir os nomes em sessão extraordinária no sábado (30), o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, enviou nesta segunda-feira (2) as duas listas sêxtuplas para a disputa de duas vagas de desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). O ofício com os nomes foi encaminhado por e-mail para a presidência do TJ-RS. Agora, os membros da corte terão de escolher três integrantes de cada relação e encaminhá-los para o governador Eduardo Leite, que é quem irá definir os novos integrantes do tribunal.
Os cargos são reservados pelo quinto constitucional, que garante um quinto das vagas em determinados tribunais para advogados e membros do Ministério Público, e não por juízes de carreira.
De forma inédita, a OAB teve de escolher duas listas ao mesmo tempo. Após a votação, foram nove nomes indicados no total, com três que se repetem nas relações. Estes candidatos, na prática, têm chance dupla de serem escolhidos para integrar o tribunal.
Os escolhidos
Lista 1
- Arnaldo de Araújo Guimarães — OAB/RS 21.912
- Ricardo Hermany — OAB/RS 40.692
- Cristiane da Costa Nery — OAB/RS 40.463
- Paulo Roberto Cardoso Moreira de Oliveira — OAB/RS 27.026
- Alexandre Fernandes Gastal — OAB/RS 26.107
- Anair Isabel Schaefer — OAB/RS 35.896
Lista 2
- Isabel Cristina Porto Borjes — OAB/RS 21.333
- Marcelo Landwoigt Lorenzi — OAB/RS 83.076
- Ricardo Hermany — OAB/RS 40.692
- Simone Camargo Padilha — OAB 49.110
- Arnaldo de Araújo Guimarães — OAB/RS 21.912
- Cristiane da Costa Nery — OAB/RS 40.463
Foi o recém reeleito presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, quem conduziu a sessão que ultrapassou as oito horas de duração até a decisão final sobre as 12 indicações.
— Realizamos, respectivamente, a quarta e a quinta votação para uma lista sêxtupla do atual Conselho Pleno da OAB/RS. Quero parabenizar tanto os candidatos quanto os conselheiros da Ordem pela realização de mais este processo — destacou.
As duas vagas no TJ-RS são para os lugares dos desembargadores João Moreno Pomar, que morreu em junho deste ano em Rio Grande, e Francisco José Moesch, que aposentou-se em julho.