Com a convicção de que desenvolvimento e respeito ao meio ambiente não são excludentes, o deputado Pepe Vargas escolheu como ideia-chave de sua gestão na presidência da Assembleia Legislativa a expressão “RS forte e sustentável”. O deputado não usa a sigla ESG (do inglês Environmental, Social and Governance), mas está perfeitamente alinhado com o conceito, adotado nas empresas e instituições preocupadas com o futuro do planeta.
Conciliador por natureza, o deputado espera o engajamento de deputados de todos os partidos, por entender que essa deve ser uma bandeira da sociedade e não desta ou daquela bancada.
— É ultrapassado esse debate sobre se queremos escolher entre clima ou comida. A produção de alimentos pode ser mais sustentável do que é hoje. E o desenvolvimento é o que gera emprego e renda. Temos de conciliar desenvolvimento e preservação, se quisermos ter futuro — ensina o deputado, que é médico de profissão.
Pepe vai convidar os colegas a discutirem o conceito de desenvolvimento sustentável dentro e fora do Legislativo. Internamente, a ideia é elaborar um Plano de Sustentabilidade para a Assembleia, incluindo o tratamento de resíduos sólidos, com a separação e destinação correta do lixo, e de utilização de energia renovável. Hoje, o Legislativo não tem aproveitamento da água da chuva nem uso de placas solares para a produção de energia.
Assim como Vilmar Zanchin (MDB) fez com a educação e Adolfo Brito (PP) com a irrigação, Pepe quer chamar especialistas para discutirem desenvolvimento e sustentabilidade de forma profunda, em um ambiente institucional. O deputado acredita que há maturidade suficiente no parlamento para a discussão de uma agenda mínima pela qual todos os deputados estaduais e federais podem trabalhar sem abrir mão de suas convicções.
Pepe escolheu Mari Perusso como superintendente-geral da Assembleia e Vania Lain como superintendente de Comunicação. Legalmente, a posse está prevista para o dia 31 de janeiro, mas o deputado ainda vai estudar a possibilidade jurídica de transferir a solenidade para o dia 3 de fevereiro.