A última viagem internacional do governador Eduardo Leite neste ano terá a maior comitiva de todas as missões feitas desde a posse no primeiro governo, em 2019. São 41 pessoas, incluindo nove deputados, pelo menos oito secretários, prefeitos e assessores do governo e da Assembleia. Haverá agendas em Tóquio, Pequim e Shenzhen.
O governador viajou no sábado para os Estados Unidos, onde participará de um curso da Comunitas sobre segurança pública na Universidade de Columbia, em Nova York. Por isso, o vice-governador Gabriel Souza mal chegou da Índia e assumiu o governo -os dois não chegaram a se encontrar. A transmissão de cargo se deu por assinatura eletrônica.
Dos Estados Unidos, Leite seguirá para o Japão e encontrará a comitiva no domingo, dia 17. A agenda oficial começa na segunda-feira, dia 18, e será focada em atração de investimentos em áreas como energia renovável, automobilística, semicondutores e prevenção a desastres climáticos. O retorno está previsto para o final de novembro, a tempo de os deputados participarem da votação do último pacote de projetos do governo.
A programação, que vem sendo gestada desde o início do ano pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, será apresentada aos deputados e demais integrantes da comitiva nesta segunda-feira. Nem todos participarão de todas as agendas, até pela impossibilidade de acomodar tanta gente em espaços limitados, como são as repartições públicas no austero Japão.
Deputados que não gastaram ao longo do ano as diárias internacionais a que têm direito terão nessas duas semanas a chance derradeira de liquidar a cota, que é renovada ano.
Quem vai na comitiva
Assembleia Legislativa
- Adolfo Brito (PP - presidente)
- Airton Artus (PDT)
- Airton Lima (Podemos)
- Professor Issur (PP)
- Thiago Duarte (União Brasil)
- Frederico Antunes (PP)
- Luiz Fernando Mainardi (PT)
- Delegada Nadine (PSDB)
- Vilmar Zanchin (MDB)
Governo do Estado
- Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico)
- Artur Lemos (Casa Civil)
- Euclides Maria da Silva Neto (chefe de Gabinete)
- Clair Kuhn (Agricultura) - só vai à China
- Ronaldo Santini (Turismo)
- Eduardo Cunha da Costa (procurador-geral)
- Pedro Capeluppi (Reconstrução)
- Caio Tomazzeli (Comunicação)
- Maicon Bock (secretário-adjunto de comunicação)
- Rafael Prikladnicki (presidente da Invest RS)
- Coronel Boeira (Defesa Civil)