Conhecido dos gaúchos por ter sido secretário do Gabinete Digital e secretário geral do governo Tarso Genro, historiador Vinícius Wu aceitou o convite do prefeito eleito de Niterói (RJ), Axel Grael (PDT) e será o secretário da Educação. Nas redes sociais, Wu escreveu que “em breve, Niterói passará a contar com um filho de escola pública, negro, vindo da periferia, na coordenação de suas políticas educacionais”.
Filho de pai chinês e mãe negra, Wu é doutor em Comunicação e pesquisador da Fundação Getulio Vargas. À frente da secretaria da Educação de Niterói, diz que sua gestão será “de continuidade, mas aberta à inovação”.
Embora seja ligado ao PT, Wu tem sido crítico da falta de visão estratégica do partido e do apego ao passado. Na eleição no Rio, defendeu o apoio da esquerda à delegada Marta Rocha (PDT), única que, na sua visão, poderia evitar um segundo turno entre Eduardo Paes (DEM) e o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos).
Também nas redes sociais, Wu escreveu que um dos grandes desafios de Niterói nos próximos anos é se tornar “referência em políticas educacionais inovadoras, que contribuam para a construção de uma escola compatível com as exigências da sociedade em rede”, além de enfrentar os efeitos da pandemia.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.