O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Primeiro acesso asfáltico concluído na gestão de Eduardo Leite, a ligação a Caraá, no Litoral Norte foi inaugurada nesta quarta-feira (5). A pavimentação do acesso de 9,5 km pela RS-030, via Santo Antônio da Patrulha, começou no último ano do governo de Antônio Britto, em 1998, mas, entre interrupções e recomeços, só terminou neste ano.
Otimista, o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, acredita que os outros nove acessos com obras em andamento serão entregues até o final de 2020. O próximo na lista de inaugurações é o de Boqueirão do Leão, via RS-421.
— Se conseguíssemos entregar 10 todos os anos, seria uma maravilha. Temos outros 52 sem fontes de financiamento, mas precisamos concluir os que estão em andamento para pensar no planejamento de 2021.
Nesta quinta-feira (6), Costella apresentará um balanço das ações da secretaria em 2019 e projetará o ano de 2020. Para o novo exercício, estão previstos R$ 220 milhões para investimentos nas rodovias estaduais, R$ 49 milhões a mais que no ano passado.
À coluna, o secretário adiantou que a RS-122, principal ligação entre Caxias do Sul e Porto Alegre, e a RS-168, entre Bossoroca e Santiago, receberão investimentos, assim como a RS-566, entre Alegrete e Maçambará, e a RS-699, entre Chuí e Barra do Chuí. Costella também mantém a promessa de entregar a duplicação da RS-118 até dezembro.
A próxima inauguração de peso, no entanto, já está marcada: será da obra de recuperação de 18 km da RS-142, entre Carazinho e Não-Me-Toque. Os trabalhos foram anunciados em março do ano passado, durante a Expodireto Cotrijal, e a nova estrada será entregue até a abertura da edição deste ano da feira, em 2 de março.