O PT do Rio Grande do Sul aprovou, nesta quinta-feira, resolução que determina exoneração imediata do governo federal de todos os seus filiados. Em nota encaminhada à imprensa, a comissão executiva do PT gaúcho proíbe participação de petistas no governo interino de Michel Temer.
O texto afirma que o dia 12 de maio, data em que o Senado aprovou a admissibilidade do processo de impeachment, "marca uma passagem nefasta para a democracia no Brasil, onde um golpe jurídico-parlamentar-midiático afasta Dilma Rousseff, a primeira mulher eleita presidenta da República".
Leia mais:
"Não existe injustiça mais devastadora do que condenar um inocente", diz Dilma
Equipe de Temer divulga lista de 21 ministros que integrarão o governo
O não cumprimento da decisão, segundo resolução, acarretará em infração prevista no estatuto do partido.
Atualmente, há cerca de 22 mil cargos em comissão dentro do governo federal. Nesta manhã, o Diário Oficial trouxe a exoneração do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, nomeado chefe da Casa Civil em março, e mais 27 ministros.
Leia a nota na íntegra:
"RESOLUÇÃO POLÍTICA
O dia 12 de maio marca uma passagem nefasta para a democracia no Brasil, onde um golpe jurídico-parlamentar-midiático afasta Dilma Rousseff, a primeira mulher eleita Presidenta da República, reeleita com mais de 54 milhões de votos. Um golpe contra aqueles e aquelas que defendem uma sociedade mais justa, igualitária e democrática.
Neste sentido, a Comissão Executiva Estadual do PT/RS, por unanimidade, determina que todos e todas filiados e filiadas em cargos em comissão da esfera federal peçam a sua imediata exoneração.
O não cumprimento desta decisão acarretará em infração prevista no Estatuto Partidário. O PT gaúcho não aceitará filiados e filiadas partícipes do governo usurpador do voto popular.
Convocamos a todas e todos petistas a continuar lutando pela democracia, fazendo oposição ao governo ilegítimo de Michel Temer e defendendo as conquistas da classe trabalhadora.
Porto Alegre, 12 de maio de 2016
COMISSÃO EXECUTIVA ESTADUAL DO PT/RS"