Dica especial da boa música: formada por músicos de vários países, a ARCO CHAMBER ORCHESTRA segue em turnê pelo Estado nesta semana. O conjunto erudito internacional já se apresentou em Bento Gonçalves e Ijuí e toca ainda em Santa Maria (amanhã, às 20h, no Teatro Treze de Maio) e Porto Alegre (na quarta-feira, às 21h, no Theatro São Pedro).
Fundada em Moscou pelo violinista Levon Ambartsumian e atualmente sediada na Universidade da Geórgia, em Athens, nos Estados Unidos, a orquestra reúne integrantes nascidos na Rússia, EUA, Coreia do Sul, Polônia, Itália, Argentina e Brasil, entre outros lugares. O grupo já se apresentou em palcos de prestígio como o Teatro La Fenice, em Veneza, e o Carnegie Hall, em Nova York.
Leia também
Marcelo Gross lança "Chumbo & Pluma", seu segundo álbum solo
Fotografias de Nilton Santolin marcam a abertura da nova da Unicred Central RS
O repertório do concerto é formado pela Sonata para Violino em Mi Menor BWV 1.023, de Bach (com orquestração de Respighi), a Sinfonia Concertante para Volino e Viola em Mi Bemol Maior, K. 364, de Mozart (em transcrição inédita para orquestra de cordas, feita para a ARCO pela compositora russa Anna Navetnaya), e a Serenata para Cordas em Dó Maior, Opus 48, de Tchaikovsky.