A Noite dos Museus, evento iniciado ano passado que fez oito endereços culturais da capital ganharem vida durante uma noite, já tem data confirmada para a sua segunda edição. No dia 20 de maio, dez locais funcionarão das 19h até a meia-noite, com exposições e pocket shows de nomes da música local – lembrando que a visitação é gratuita, viu?
O projeto foi ampliado com a inclusão de mais dois museus no circuito de visitação. Além dos espaços que participaram da primeira edição – Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Museu de Arte Contemporânea (MACRS), Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Museu da UFRGS, Memorial do Rio Grande do Sul, Planetário, Pinacoteca Ruben Berta e Fundação Iberê Camargo – neste ano o Instituto Goethe e um décimo local ainda a ser anunciado também farão parte da noite cultural e receberão a iluminação artística que já é característica do evento.
Leia também
Espetáculo "O Quebra-Nozes" volta a Porto Alegre em maio
Novos filmes de "Star Wars" e "Indiana Jones" ganham data de estreia
Depois de mobilizar mais de 16 mil pessoas em 2016, a iniciativa espera atrair um público ainda maior e consolidar o Noite dos Museus no calendário cultural da cidade.
– Os museus tornam-se palco de um encontro comunicativo, ligado à produção artística. Tudo isto facilita, fomenta e valoriza a ocupação de espaços públicos, gerando a sensação de pertencimento do cidadão e criando uma nova perspectiva de relacionamento com a cidade – avalia Rodrigo Nascimento, idealizador do Noite dos Museus no Brasil.
Locais já confirmados:
Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS (Praça da Alfândega – Centro)
Memorial do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega – Centro)
Museu de Arte Contemporânea – MACRS (Rua dos Andradas, 736 – Centro)
Pinacoteca Ruben Berta (Rua Duque de Caxias, 973 – Centro)
Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (Rua João Alfredo, 582 – Cidade Baixa)
Planetário (Av. Ipiranga, 2000 – Santana)
Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277 – Bom Fim)
Instituto Goethe (Rua 24 de Outubro, 112 – Independência)
Fundação Iberê Camargo (Av. Padre Cacique, 2000 – Cristal)