Ele merece a página inteira – mais, um livro todo. Pois finalmente RICARDO CHAVES, o KADÃO, vai ganhar um volume dedicado a suas fotos e seus textos: já está no prelo A FORÇA DO TEMPO, publicação que conta a trajetória de um dos mais talentosos repórteres fotográficos brasileiros.
– Sonho do Kadão por muitos anos, o projeto do livro surgiu em 2013, quando ele foi o fotógrafo homenageado no FestFotoPoA. Era para ter saído pelo festival, mas não foi possível – explica Pedro Haase Filho, da Quati Produções Editorais, responsável pela produção e edição da obra.
O fotógrafo trabalhou nas principais redações de jornais e revistas nacionais, como Veja, IstoÉ,Jornal do Brasil e O Estado de S. Paulo. Em 1992, o porto-alegrense voltou à terra natal para assumir o cargo de editor de fotografia aqui de Zero Hora – e hoje assina a deliciosa coluna diária Almanaque Gaúcho.
Leia também
Matheus Nachtergaele: "Prefiro a arte do que a vida"
Karol Conka volta a Porto Alegre
Liniker e os Caramelows lançam seu primeiro disco, "Remonta"
Versátil, Kadão registrou de um tudo com sua câmera: retratos de celebridades e de anônimos, festas e conflitos, metrópoles internacionais e grotões brasileiros, futebol e fórmula 1, protestos contra a ditadura e a campanha das Diretas Já,Fidel Castro e o papa João Paulo II. Está tudo lá no livro, acompanhado de relatos escritos pelo próprio Kadão – caso incomum de criador que se expressa com a mesma fluência tanto na linguagem visual quanto na escrita.
Com design gráfico da capa e do miolo da especialista Clô Barcellos, A força do tempo será lançado pela Editora Libretos na primeira quinzena de outubro, com sessão de autógrafos marcada para o dia 12 de novembro na Feira do Livro de Porto Alegre.