No principal palco da COP29, a reunião ministerial, que ocorreu no plenário Nizam, nesta quarta-feira (20), em Baku, no Azerbaijão, a secretária estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, destacou a importância dos governos subnacionais, ou seja, Estados e municípios, no enfrentamento da crise climática.
O encontro no plenário é o momento no qual a presidência da COP29 se apropria dos temas debatidos ao longo do dia.
- Os governos subnacionais são a voz das comunidades na agenda de desenvolvimento global. Os Estados e as cidades estão comprometidos em seguir colaborando em todos os níveis para garantir o reconhecimento e liderança que lhes é necessário para seguir na linha de frente do enfrentamento à crise climática - disse a secretária, representando também a Aliança de Governos Regionais e Municípios (LGMA, na sigla em inglês).
Antes, durante uma das mesas redondas temáticas de alto nível, Marjorie afirmou que os governos subnacionais precisam de apoio técnico, além de financeiro, para implementar as metas climáticas estabelecidas pelas nações de redução das emissões de carbono.
Na COP, o governo gaúcho lançou o chamado Roadmap Climático, ferramenta que deve ser preenchida pelos municípios gaúchos a fim de que se tenha um mapa da situação do Estado em termos de adaptação climática.
Marjorie encerra a missão no Azerbaijão e viaja nesta quinta-feira (21) para a China para se juntar à comitiva do governador Eduardo Leite.