Uma das relações mais sensíveis no campo internacional começaram a ser delineadas nesta terça-feira (20). Parceiros de Brics, o presidente russo, Vladimir Putin, e Luiz Inácio Lula da Silva conversaram por telefone. Do lado brasileiro, o diálogo foi relatado pelo presidente eleito em redes sociais:
"Conversei hoje (terça) com o presidente russo, Vladimir Putin, que me cumprimentou pela vitória eleitoral, desejou um bom governo e o fortalecimento da relação entre nossos países. O Brasil voltou, buscando o diálogo com todos e empenhado na busca de um mundo sem fome e com paz", escreveu Lula em sua conta no Twitter.
Putin já havia reconhecido a vitória do então candidato um dia após a eleição brasileira.
Nesta terça-feira (20), o jornal russo Konsolmoskaya Pravda informou em título: "Putin parabenizou Lula da Silva por sua vitória nas eleições presidenciais no Brasil".
O diário também destacou que os dois líderes expressaram confiança na continuação da parceria estratégica entre Brasil e Rússia em todas as áreas e na cooperação no âmbito dos Brics.
O jornal destacou ainda: "Como escreveu o site KP RU, em 30 de outubro, após o resultado da votação nas eleições presidenciais, Luiz Inácio Lula da Silva tornou-se o novo líder do Brasil. Ele superou seu principal adversário, o atual presidente Jair Bolsonaro, por apenas um ponto percentual".
O Brasil é parceiro da Rússia no Brics, junto com China, Índia, África do Sul. O grupo político em parte questiona a hegemonia americana da ordem internacional. O Brasil, ao mesmo tempo, é aliado dos Estados Unidos na América Latina.
Equilibrar-se entre os diferentes interesses do ponto de vista geopolítico é um dos principais desafios do futuro do governo Lula.