Rodrigo Lopes

Rodrigo Lopes

Formado em Jornalismo pela UFRGS, tem mestrado em Ciência da Comunicação pela Unisinos e especialização em Jornalismo Ambiental pelo International Institute for Journalism (Berlim), em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário, e em Estudos Estratégicos Internacionais pela UFRGS. Tem dois livros publicados. Como enviado do Grupo RBS, realizou mais de 30 coberturas internacionais. Foi correspondente em Brasília e, atualmente, escreve sobre política nacional e internacional.

O mundo em 3 minutos
Notícia

VÍDEO: eleições, crises e risco de guerras, o que esperar do mundo em 2022

No último vídeo de 2021, a coluna projeta como serão as relações internacionais no novo ano

Rodrigo Lopes

Enviar email

O que esperar das relações internacionais em 2022? Não há bola de cristal, mas, com base no calendário político e no cenário que se desenha, é possível prever algumas das principais notícias que ocuparão o noticiário global.

Há três importantes eleições presidenciais: Colômbia, França e Brasil.

A tensão entre Rússia e Estados Unidos, por conta da Ucrânia, pode se aprofundar. E a disputa geopolítica do século, entre os interesses americanos e chineses, também deve trazer novidades - um dos pontos de atenção será logo no início de 2022, com o boicote dos Estados Unidos aos Jogos Olímpicos de Pequim.

2022 também começa sob a ameaça da variante Ômicron do coronavírus, e grandes desertos de vacina pelo mundo.

A coluna preparou um vídeo especial com perspectivas para o ano que se inicia. Eu e o Matheus Leite, editor da série de vídeos O mundo em 3 minutos, desejamos um feliz Ano-Novo!

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Perimetral

04:00 - 05:00