Renato se fechou para propostas de clubes que, eventualmente, tenham interesse na sua contratação para a próxima temporada. Uma atitude correta, mas cheia de ricos, porque se ele não permanecer no Grêmio, o próximo treinador não terá tempo para nada pelo acúmulo de jogos que estão por vir.
Vejo para Reato três possibilidades. A primeira, e mais lógica, é ficar no Grêmio ganhando ou não a Copa do Brasil. Ele tem em Romildo Bolzan uma parceria muito forte que pode não ser quebrada, mesmo com maus resultados.
A segunda possibilidade é o Atlético-MG. Já se fala em Belo Horizonte neste interesse , e, como Sampaoli está saindo, o cargo está aberto em um clube que faz grandes investimentos. Pela sua posição de vencedor, Renato é um profissional caro.
O outro é o Flamengo. Mesmo que ganhe o Brasileirão, está muito claro que Rogério Ceni não consegue tirar do time flamenguista muita coisa e que o sucesso eventual vem muito mais pela capacidade dos jogadores do que por seu trabalho. E é outro time que trabalha com fortes investimentos.
Mais adiante, se continuar nesta linha de vitórias, será treinador da Seleção Brasileira. Mas este cargo está reservado para depois da Copa do Mundo de 2022, já que, neste momento, Tite tem navegação segura rumo à classificação e será técnico no Catar.