
No último verão, a marca de protetor solar Helioderm teve aumento de 50% nas vendas em relação às do ano anterior e consolidou sua posição de segunda mais consumida em farmácias do Brasil - atrás apenas da Nivea, da multinacional alemã Beiersdorf.
Detalhe: o produto é feito em Porto Alegre, mais especificamente no bairro Floresta, por um laboratório de 76 anos que tem outras 13 marcas (veja lista no final desse texto) entre as três mais vendidas em todo o Brasil, concorrendo com multinacionais.
Fundada em 1947 pelo alemão Gerhard Hertz, a Hertz Farmacêutica está na terceira geração de gestão familiar e passou por um processo recente de renovação de marca e de parque industrial. Desde 2020, a operação é liderada por Karla Vilar, diretora-executiva. No ano assado, alcançou faturamento bruto de R$ 500 milhões – 55% de medicamentos sem prescrição e e 44% de produtos de higiene, beleza e nutrição.
— Com a pandemia, o mercado explodiu, tivemos anos de crescimento de dois dígitos. Cheguei no meio da pandemia, e já virei dois invernos gaúchos. A empresa havia completado um intenso trabalho de reposicionamento, tanto produtivo quando de marca, e estava pronta para crescer — relata Karla, que saiu da Natura e de São Paulo.

E por falar em inverno, outro campeão de vendas é o Resfenol, terceiro mais vendido no segmento em farmácias, cuja "safra" começa agora. E o fitoterápico Hepatilon é o líder nacional em vendas entre os produtos para facilitar a digestão.
Segundo Karla, não são preços baixos que garantem as posições de mercado, mas a qualidade e o bom relacionamento com as farmácias. Claro, um pouco de marketing ajuda, e há uma campanha no ar com a atriz Juliana Paes, para o Resfenol, enquanto Grazi Massafera ajudou o protetor solar a fazer sombra para a Nivea. Ainda antes da pandemia, houve pesado investimento na linha de produção, que deixou a unidade do bairro Floresta como uma "fábrica de primeiro mundo", diz Karla:
— Foi para preparar o crescimento de forma organizada. A empresa usou capital próprio, por entender como é operar no Brasil.
A ambição da Hertz é ser especialista em consumer health - o universo de livre circulação dentro das farmácias, com alguma exceções, como fraldas, algodão. O laboratório não pretende disputar o mercado de medicamentos genéricos, tarjados ou controlados. Tem cerca de 250 produtos e está entre as 10 maiores indústrias de OTC (sigla em inglês para over the counter, ou seja, medicamentos que ficam expostos nas farmácias, em vez de "confinados"). No ano passado fabricou 95 milhões de unidades.
Entre os top 3
Estão entre os três produtos mais vendidos em farmácias 14 produtos da Hertz: Resfenol, Helioderm, Hepatilon, Periotrat, Ultrasept, Rapilax, Dentalfix, Proctosan, Ritmoneuran, Sanasar, Supra C Kids, Anti+Séptico, Calotrat e ABC.
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