O Grêmio ganhou uma versão norte-americana. O gaúcho André Kunz Sana inspirou-se no time do coração para criar seu próprio clube, o Gremio F.C. San Diego. A equipe foi aceita na United Premier Soccer League (UPSL), uma espécie de quarta divisão norte-americana e estreará de forma oficial na próxima temporada.
O Gremio San Diego, assim mesmo, sem acento, tem o escudo semelhante ao do irmão gaúcho e também terá a camisa principal tricolor. Por enquanto, o uniforme ainda está nos primeiros esboços e será fornecido pela inglesa Admiral Sportswear, concorrente da Umbro.
Sana é um portoalegrense de 37 anos que jogou na base do Sao José e em times regionais na região da Galícia, na Espanha. Está nos EUA há quatro anos e voltou a atuar em clubes de uma liga menor no país. Há alguns meses, decidiu criar seu próprio time.
O Gremio San Diego não tem parceria ou qualquer relação com o Grêmio gaúcho. Mas foi registrado na Califórnia e ganhou todas as licenças para operação. Os primeiros sete jogadores, mexicanos e brasileiros, já foram selecionados. O preparador físico é uma estrela internacional: Jadel Gregório, ex-saltador olímpico brasileiro.
Gremista de quatro costados, com tatuagem que começa no peito e vai até o ombro esquerdo que imita uma camisa do clube, Sana aposta no sucesso do seu clube e sonha com uma parceria no futuro. Mas sem pressa. Diz que, primeiro, precisa cumprir algumas etapas até estrear como uma das equipes da Conferência Oeste.