Até março de 2025, o governo do Estado deve começar realizar a batimetria do Guaíba. O estudo é a etapa anterior ao desassoreamento.
— Está sendo feita a precificação, vamos fazer um credenciamento, num processo mais rápido para conseguir fazer com agilidade a batimetria em diversos locais, começando com as áreas que são prioritárias, pelos rios e lagos que tem maior impacto. Então, o Guaíba, claro está ali entre as nossas prioridades para que se faça essa batimetria — garantiu o secretário para Apoio à Reconstrução do RS, Pedro Capeluppi.
Com a batimetria, que é a medição da profundidade, vai ser possível saber quando, efetivamente, a dragagem será realizada. Capeluppi espera que os trabalhos comecem em 2025.
Este foi um dos temas debatidos no Conversas Cruzadas desta segunda-feira (11), que abordou o momento do Rio Grande do Sul após seis meses da pior enchente da história do Rio Grande do Sul.
Também participaram do programa, Maneco Hassen, secretário para Apoio à Reconstrução do RS e André Machado, secretário de Habitação e Regularização Fundiária de Porto Alegre.