A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Em meio à enxurrada que atingiu em cheio propriedades rurais à beira do rio dos Sinos, a ajuda veio de todos os lados. Inclusive, de animais. No interior de Campo Bom, quatro cães de pastoreio se atiraram na correnteza e, mesmo sem dar pé, conseguiram salvar cavalos que estavam presos em um galpão. O vídeo foi gravado pelo produtor e empresário Adriel Amado e tem circulado, nos últimos dias, nas redes sociais.
— Quando vi que a água estava subindo, encilhei a égua e a cachorrada foi atrás. E não deu outra, se atiraram na água para nos ajudar a salvar os cavalos. Na hora, só pensei em gravar tudo aquilo — conta, impressionado.
Os cães, na verdade, são do produtor Evandro Costa, que pediu socorro ao seu amigo e vizinho, Adriel. Todos os 44 equinos e 88 bovinos da propriedade foram salvos.
Apesar da habilidade que os dois produtores têm com cavalo — eles, inclusive, competem em tradicionais provas da raça crioula —, Adriel garante que o instinto de sobrevivência do Toor, da Tequila, da Tupi e do Merlim, como os cães são chamados, foram fundamentais para o resgate dos outros animais:
— A correnteza estava tão forte que, em uma hora, os cachorros acabaram sendo levados à grade. Aí eu pensei: "Já era". E quando vi, começaram a costear a cerca. Foi de tirar o chapéu.
Dois dos cachorros são da raça border collie, um da cimarrón uruguayo e outro da boiadeiro-australiano. Para o presidente da Associação Border Collie Mercosul, Anderson Pacheco, a atitude tem a ver também com a inteligência desses cães de pastoreio:
— A raça border collie, por exemplo, foi selecionada para trabalhar com rebanhos de todos os tipos, bovinos, equinos, ovinos, há 300 anos. Tem uma inteligência superior. E é muito usada para resgate e para competição.
Nos outros dias, Adriel conta que os animais seguiram auxiliando a vizinhança:
— Galinha, porco e vaca, a ajuda de quatro patas chegou para todos.
Atualmente, na propriedade, a água subiu tanto que está com uma altura de pelo menos três metros.