A próxima edição da Expoagro Cotricampo, feira realizada em Campo Novo, no noroeste do Estado, poderá ficar ainda maior. Os organizadores estudam ampliar o número de dias da feira, a partir de uma demanda trazida pelos expositores. O evento, que começou na quinta-feira, terminou no sábado com faturamento e públicos históricos: foram R$ 318,17 milhões em negócios e 32,4 mil visitantes. Em 2022 haviam sido R$ 169 milhões e 27,2 mil pessoas.
— A cada ano, a gente vem amadurecendo como cooperativa, como equipe. A questão do leite também ajudou a puxar (os resultados). Sábado foi o dia de maior visitação — avaliou Gelson Bridi, presidente da Cotricampo, sobre os fatores que explicam o crescimento registrado nesta que foi a sétima edição do evento.
Com a participação de animais pelo segundo ano, a Expoagro Cotricampo contou pela primeira com uma classificatória do concurso leiteiro — com direito ao tradicional banho de leite dos vencedores — e julgamento da raça holandesa. O leite também foi tema do Campo em Debate, na sexta-feira (24).
O título de grande campeã ficou com a fêmea Baronesa Ali 2269, do expositor Marcirio Flores Alves, da Fazenda Santo Izidro, de Alegrete, que já havia se consagrado com essa distinção na Expointer do ano passado. Na disputa de produção de leite, Granja Cichelero 533 Avenger, da Granja Cichelero, de Carlos Barbosa, foi a vencedora na categoria vaca adulta. Produziu 72,76 quilos. A propriedade também havia conquistado a vitória, com outra fêmea, na edição passada da Expointer.
A decisão de aumentar para quatro dias ou manter em três a exposição será tomada após a realização de pesquisa com os 224 expositores participantes.