A Secretaria da Agricultura poderá publicar até o final da semana novas instruções normativas com regras para uso do 2,4-D. Para que isso ocorra, será necessário, segundo o titular da pasta, Covatti Filho, acertar detalhes referentes aos textos. O assunto foi tema de reunião realizada nessa segunda-feira (15) com o governador Eduardo Leite. Participaram do encontro representantes de entidades ligadas às culturas impactadas pela deriva do herbicida, além de parlamentares e prefeitos.
O promotor Alexandre Saltz, que conduz inquérito do Ministério Público do Estado sobre os problemas causados pelo produto, reforçou a necessidade de que saiam normas relacionadas à venda assistida e à criação de um cadastro das culturas sensíveis para que a proteção fique completa. No dia 5 deste mês, o Estado publicou duas instruções normativas que criam medidas para conter a deriva do 2,4-D.
— Será um reforço das medidas que ficaram faltando — diz Saltz.
Na reunião, a Associação dos Produtores de Vinhos da Campanha entregou documento solicitando suspensão temporária da venda até que se possa garantir a total implementação das novas exigências.
Santa Maria receberá reunião do 2,4-D
Enquanto são esperadas novas instruções normativas sobre o uso do 2,4-D no Estado, nova reunião técnica foi agendada para esclarecer pontos das regras já publicadas. Será no dia 7 de agosto, às 14h, no Anfiteatro A da Universidade Federal de Santa Maria, na Região Central.
Técnicos da Secretaria da Agricultura vão detalhar as novas exigências a profissionais da área de vendas. A primeira reunião nesse modelo ocorreu no último dia 9, em Dom Pedrito, na Campanha.