Os detalhes finais da complexa operação do Grêmio para contratar Luis Suárez são analisados pela equipe jurídica do atacante uruguaio. Isto porque este modelo de negociação é diferente do normal, com o apoio de investidores, que serão responsáveis pelo pagamento do salário do atleta. Em troca, terão à disposição ações de publicidade e marketing.
Como o valor final do salário de Suárez já está acertado (cerca de R$ 1,4 milhão por mês), o que falta é a aprovação das ações que serão feitas. O contrato prevê publicidade para quatro empresas.
Cada uma delas apresentou diversas sugestões de coisas que podem ser feitas. Pelo que recebi de informação, não é nada muito fora do normal e que não exigirá um esforço demasiado do uruguaio, sem tirar o foco do futebol.
O custo para cada empresa varia entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões por temporada. Como serão dois anos de contrato, o valor total ficará entre R$ 6 milhões e R$ 10 milhões por apoiador. A diferença de quantia é por causa do número de ações que cada parceiro terá direito a receber. O plano inicial é que os parceiros repassem o valor ao clube, que pagará os salários do jogador.
Com isso, a projeção é bater em pelo menos R$ 30 milhões de arrecadação, o suficiente para bancar quase todo o investimento. Os valores envolvidos na operação são considerados dentro da realidade das empresas, que estão acostumadas a fazer investimentos em publicidade.