Aos 29 anos, Walter vive uma fase diferente na carreira. Suspenso por uso de um diurético para tentar emagrecer, ele está proibido de jogar até julho deste ano. O problema ocorreu no final de 2018, enquanto ele estava no CSA. Atualmente, o atacante mora em Goiânia e treina por conta própria para manter a forma.
Walter tem vínculo com o Porto-POR até julho de 2019. Desde que o Inter o vendeu para o clube português, foram oito empréstimos. Em 2015, quando estava em alta, imaginou-se que existia potencial de venda, por isso o contrato foi renovado até este ano.
O problema para o atacante é que o Porto não está pagando o salário de R$ 200 mil mensais por causa da suspensão por doping. Desta maneira, Walter está usando as suas economias para se manter. Mas quer voltar logo a jogar.
Com a ajuda de um advogado, tenta resolver as duas questões. Primeiro, diminuir a suspensão, já que a alegação é de que houve negligência do médico do CSA no caso. Além disso, está em andamento a tentativa de rescisão imediata do contrato com o Porto.
Na pior das possibilidades, Walter estará no mercado em julho. E quer uma oportunidade para tentar retomar a carreira.