O VAR foi decisivo na grande final do Gauchão entre Grêmio e Ypiranga, neste sábado, na Arena. Graças ao recurso eletrônico, o segundo gol da equipe gremista foi validado corretamente.
Depois da marcação do impedimento dentro de campo, a imagem da transmissão fechou no assistente Tiago Kappes Diel e foi possível fazer a leitura labial enquanto ele repetia reiteradamente para o árbitro Leandro Vuaden "lance ajustado". E realmente foi difícil.
Só que Rodrigues estava atrás da linha da bola no momento do arremate de Villasanti e a posição era legal. Esse é o típico lance que mostra a importância do VAR para fazer justiça em um jogo que teve poucas incidências de arbitragem.
Uma delas foi o primeiro gol gremista. Outra jogada muito apertada, mas que o assistente Rafael da Silva Alves acertou dentro de campo e o árbitro de vídeo Adriano Milczvski apenas confirmou com a imagem.
Com relação ao controle de jogo, Vuaden teve pouca dificuldade. Houve um momento de maior tensão na etapa inicial quando o juiz precisou mostrar amarelos para Ferreira e Porfírio.
No geral, Vuaden fez mais um bom jogo. Creio até que, especialmente pelos dois grandes Gre-Nais apitados, ele deva ser eleito o melhor árbitro do Campeonato Gaúcho.