Os jovens gaúchos, ao completar 18 anos, estão menos interessados em obter a Carteira Nacional de Habilitação. No ano passado, houve o menor número de novos motoristas com essa idade durante a década a passar pelos exames para tirar a carteira. Na faixa etária dos 19 anos, o patamar de novos condutores se manteve estável.
Os dados do Registro Nacional de Carteira de Habilitação mostram que em 2019, 42.437 pessoas com 18 anos tiraram a CNH, 5.287 pessoas e menos do que ano anterior, uma queda de cerca de 12%. Ano a ano, desde 2013, os números de novos motoristas que se habilitam assim que completam a maioridade vêm caindo.
Uma análise por faixa etária poderia indicar que os motoristas poderiam estar deixando para obter a CNH mais tarde. Porém, olhando atentamente para os números, não é possível afirmar isso. Eu, quando completei 18 anos, fui correndo tirar carteira. Para a minha geração — tenho 44 anos e minha primeira habilitação saiu alguns depois de completar 18 — a CNH era uma espécie de passaporte para a maioridade. Há uma clara mudança de comportamento. E de preferências.
A diretora institucional do Detran, Diza Gonzaga, também notou esse fenômeno. Diza é mãe do Thiago, que morreu aos 18 anos, num acidente de trânsito.
— O Thiago morreu na madrugada de um sábado. Na segunda-feira seguinte, nunca vou me esquecer, recebi uma ligação da auto-escola dizendo que ele havia faltado à aula. Ele tinha 18 anos e estava pronto para tirar a carteira. Hoje, ele teria 43 anos. De fato, o interesse dos jovens hoje mudou um pouco. Eles estão procurando mais alternativas, como transporte por aplicativo. Até a bicicleta é vista como meio de transporte.