A organização da Feira Nacional do Arroz (Fenarroz) divulgou que a 21° edição do evento, que aconteceria neste ano, teve sua data transferida. Com isso, a feira, que costuma durar cerca de uma semana e reunir 100 mil pessoas em Cachoeira do Sul, na Região Central, em mais de 300 estandes, está marcada para 1° a 6 de junho de 2021.
Conforme o presidente da Fenarroz, Luis Alberto Silva, no cenário atual, é importante seguir todas as orientações de órgãos competentes frente a pandemia de coronavírus:
— Como ainda está numa fase em alta, a gente não tem certeza se conseguiria fazer a feira. Em conversas com os expositores com os parceiros, achamos melhor transferir para 2021 e não correr o risco de seguir com a programação agora e ter que transferir de novo.
A Fenarroz estava marcada para o mês de junho de 2019. Porém, no início de maio, foi adiada para outubro. Esta edição seria especial para celebrar os 200 anos da cidade de Cachoeira do Sul, considerada capital do arroz.
O presidente acredita que a decisão tomada foi a mais prudente, e pondera sobre a execução de qualquer tipo de evento com público neste ano:
— A minha opinião, como presidente da feira, é de que, no ano de 2020, não teremos eventos com grande público. O tempo está muito curto para organizar esses eventos. E feira sem público não é feira. Pode fazer tecnológica, virtual, mas o que o expositor quer é o produto ali e o cliente olhando.
Divulgadas no ano passado, algumas mudanças na Fenarroz devem se manter, mesmo com a nova data. O foco maior em tecnologia agrícola e a suspensão dos shows nacionais, escolha de rainhas e de apresentações artísticas foram definidas no ano passado, bem como a mudança para uma feira anual. Até 2018, ela era bienal.
A Fenarroz começou no ano de 1941, e reúne arrozeiros, empresas especializadas em plantio, colheita e beneficiamento do grão, fabricantes de maquinário agrícola, equipamentos e implementos. Por costume, a feira tem palestras, workshops, audiências públicas e o que mais tem relação com plantio e produção agrícola.